Entrada > Comunidade > CIDADANIA > Voluntariado

Voluntariado

O voluntariado, uma das facetas mais visíveis da intervenção social que o P.PORTO procura promover, é algo pelo qual as pessoas se interessam por vários motivos, o principal dos quais o mais nobre de todos: ajudar os outros.

Mas não deixa de ser uma troca no sentido em que o voluntário também recebe várias coisas em troca. Fazer voluntariado faz-nos sentir necessários e, no caso de jovens ainda em formação, até pode ser um vantagem laboral no futuro. É, no fundo, um esforço conjunto com o qual o P.PORTO se identifica, participando ativamente na promoção desta realidade com o Programa de Voluntariado, sob alçada do GIAP.

O voluntariado, enquanto participação social e cívica, contribui não só para a mudança positiva como para a aquisição de conhecimentos e competências. Da mesma forma que quem ensina também aprende, o voluntário também ganha com aqueles que ajuda. Todas as ações de voluntariado são uma boa oportunidade para valorizar, em contexto real, a formação académica do indivíduo. Ou, por outro lado, para descobrir uma vocação — no fundo, uma forma positiva de enriquecer o CV e reforçar a rede de contactos.

Na senda da missão do P.PORTO de formar cidadãos íntegros, é nossa convicção profunda que o voluntariado é uma componente importante na formação abrangente que oferecemos.

Tudo isto se traduz em três domínios de intervenção direta. O primeiro dos quais, Estudantes Mediadores, integra projetos da iniciativa e responsabilidade das Escolas, dos Serviços da Presidência ou das Associações de Estudantes, no âmbito de problemáticas sociais, saúde e bem-estar com uma metodologia de apoio de estudantes por estudantes. Liderança e Empreendedorismo social, o segundo, envolve projetos da iniciativa e responsabilidade do próprio GIAP, implementados em colaboração com o corpo docente do P.PORTO (mentores) e com entidades externas, no âmbito do desenvolvimento e sustentabilidade social e ambiental, centrados num processo partilhado de comunicação e cooperação. Por fim, o Intervenção Comunitária, integra projetos da iniciativa e responsabilidade de entidades externas promotoras de voluntariado com interesse social e comunitário, em protocolo de colaboração com o GIAP e implementados em articulação com este gabinete.

Gabinete de Integração Académica e Profissional
T. 225 571 016
giap@sc.ipp.pt