Entrada > P.PORTO TV > Investigação

Investigação

A P.PORTO TV pretende divulgar conteúdos videográficos direcionados para a comunidade do Politécnico do Porto, bem como reforçar as ligações existentes entre as Escolas e os Serviços Comuns, aproximando-os dos antigos alunos, das empresas e de outras Instituições de Ensino Superior.

_________________________________________________________

O CIPEM (Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical), atual CIPEM/INET-md, celebrou o seu 20.º aniversário. Esta é uma estrutura orientada, essencialmente, para a promoção da investigação científica nas áreas da Psicologia da Música, da Educação Musical e da Música na Comunidade.

A partir do dia 18 de outubro, a estação de metro dos Aliados, no Porto, terá um tradutor de língua gestual disponível em seis idiomas: português, inglês, alemão, grego, esloveno e cipriota. O I-ACE foi desenvolvido por investigadores do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e consiste numa infraestrutura inovadora que permite a tradução bidirecional automática entre língua gestual e discurso escrito.

O Centro de Investigação e Intervenção na Leitura (CIIL) pretende desenvolver e partilhar instrumentos de avaliação e intervenção com base científica dirigidos às crianças com dificuldades na aprendizagem. Esta é uma parceria entre o Politécnico do Porto, a CM do Porto e o Ministério da Educação.

Uma equipa de investigadores europeus liderada pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto está a trabalhar no DrIVE-MATH, cujo principal objetivo é o de mudar o atual paradigma de ensino da Matemática nos cursos de Engenharia. O projeto arrancou oficialmente a 1 de setembro de 2017 e estende-se até 31 de agosto de 2020. Conta com uma bolsa do Programa ERASMUS+ Educação e Formação, num valor superior a 288 mil euros.

Visir é um laboratório remoto que permite a realização de experiências reais em circuitos elétricos e eletrónicos. Foi-lhe atribuído o prémio GOLC online lab, em 2015. Este projeto é financiado pelo programa ERASMUS+, com coordenação do Instituto Superior de Engenharia do Porto e do Politécnico do Porto.

+info