PPALP - Programa de Promoção da Aprendizagem da Língua Portuguesa

NORTE-08-5266-FSE-000095

Objetivo principal
Redução e prevenção do abandono escolar precoce e estabelecimento de condições de igualdade no acesso à educação infantil, primária e secundária, incluindo percursos de aprendizagens, para a reintegração no ensino e formação.

Região de intervenção
Norte

Entidade beneficiária
Instituto Politécnico do Porto

Data de aprovação
12/03/2018

Data de início
02/10/2018

Data de conclusão
30/09/2022

Custo total elegível
1 189 872,79€

Apoio financeiro da União Europeia
FSE - 1 011 391,872€


Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
O Programa de Promoção da Aprendizagem da Língua Portuguesa – PPALP insere-se na medida educativa dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar – PIICIE, configurando a candidatura apresentada pelo Município do Porto em parceria com o Instituto Politécnico do Porto – IPP ao Programa Operacional NORTE 2020.

O PPALP desenvolve-se desde outubro de 2018 em todos os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas da cidade. O projeto reúne duas ações: Centro de Investigação e Intervenção na Leitura – CiiL e A Falar é que a Gente se Entende. O seu objetivo, entre outros, centra-se no combate precoce das dificuldades de aprendizagem da leitura, no desenvolvimento de competências pré-leitoras e leitoras e no reforço da aprendizagem da língua materna.

A intervenção ao nível dos 5 anos e do 1º CEB tem um enquadramento lúdico no trabalho da consciência fonológica, onde a participação da mascote “Falaroco” despoleta a dinamização de jogos, conciliando ambientes de trabalho em mesa redonda e trabalho em grupo mais alargado, com suportes virtuais que entusiasmam as crianças e lhes favorecem novas competências, facilitadoras na aprendizagem da leitura.

Tem papel de relevo a equipa de técnicos especializados, de natureza multidisciplinar, composta por psicólogos(as), terapeutas da fala, e professores(as) do ensino básico, capacitados para o desenvolvimento de competências pré-leitoras e leitoras ─ numa ação inserida nas escolas e com atuação junto dos alunos(as) com dificuldades de aprendizagem. Nesta perspetiva, realça-se o investimento da ação CiiL nos alicerces, ou seja, na qualidade da educação pré-escolar e dos primeiros dois anos do ensino básico, valorizando dispositivos de alerta e intervenção precoce junto das crianças/alunos(as).

Não se pretende com este projeto uma sobreposição ao trabalho desenvolvido pelas escolas, mas sim um trabalho complementar e colaborativo. Importa salientar a implementação da ação - A Falar é que a Gente se Entende, dirigida aos discentes do 7º ano do 3º CEB e 10º ano do ES. Esta ação, proporciona experiências inovadoras ao criar laboratórios de intervenção na língua materna, através de formatos e técnicas criativas, para que seja desenvolvida a capacidade da expressão escrita e oral.

Até ao ano letivo de 2019/20, estiveram envolvidos no projeto cerca de 1750 alunos(as) de vários níveis de ensino. Prevê-se com o final desta operação com prorrogação até 2022, diminuir a taxa de retenção e desistência em 30% e reduzir a taxa de insucesso escolar em 12%.


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