Durante a última década, tem havido um crescente reconhecimento da importância dos processos artísticos e criativos como catalisadores de inovação, algo particularmente observado nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que se cruzam em muitos campos com processos artísticos. No entanto, como salientado pela Agenda Digital para a Europa, o continente continua a “subutilizar a criatividade das PME”. Para resolver este problema a CE lançou, em 2016, a iniciativa «STARTS» (Ciência, Tecnologia e ARTS) ao abrigo do programa Horizonte 2020.
Os parceiros da RegionArts estão convencidos da necessidade de integrar as artes nas TIC para a inovação e competitividade das PME. Como autoridades regionais, agências de desenvolvimento de negócios e clusters criativos, eles têm trabalhado na promoção desses cruzamentos nos últimos anos.
Mas não é uma tarefa fácil. A maioria das políticas disponíveis é concebida para uma era da informação e do conhecimento (mesmo para uma era industrial) que não é mais predominante. A oferta de suporte ainda está fragmentada. Os programas de apoio público são muito rígidos e faltam ocasiões para colaboração e divulgação. Há também a necessidade de uma linguagem comum: as iniciativas existentes geralmente partem do setor criativo e alcançam as TIC, ou vice-versa, ou seja, ambas as partes não estão envolvidas como parceiros iguais.
RESULTADOS
O objetivo é melhorar a implementação dos Fundos Estruturais / outros fundos nas regiões parceiras, através da adaptação ou conceção de um esquema de apoio em cada região para a promoção de colaborações entre artistas e empresas de TIC. Consequentemente, através do regime de apoio melhorado, promoveremos cerca de 140 novas colaborações no total (cerca de 20 por região), 20% das PME beneficiárias que introduzirem uma inovação até 2022.
Principais resultados serão:
. Sete workshops temáticos e sete visitas de estudo
. Três relatórios de políticas para os governos sobre as etapas para construir o programa de apoio
. Sete eventos regionais de match-making ICT meet the arts
. Sete planos de ação de design
. Uma conferência em colaboração com a Startup Europe Regions Network (SERN)
PARCEIROS
Politécnico do Porto (lead partner, Portugal); Consórcio Conjunto ASTER Stock (Itália); Baltan Laboratories (Países Baixos); Centro de Desenvolvimento Empresarial e Cultural da KEPA (Grécia); Rede SERN Startup Europe Regions (Bélgica); Universidade da Lapónia (Finlândia); Koprivnicki Business Support Institution (Croácia); Região de Molise (Itália)
RegionArts é um programa plurianual (2018-2023), financiado pela Interreg Europe.