Entrada > P.PORTO TV > Investigação

Investigação

A P.PORTO TV pretende divulgar conteúdos videográficos direcionados para a comunidade do Politécnico do Porto, bem como reforçar as ligações existentes entre as Escolas e os Serviços Comuns, aproximando-os dos antigos alunos, das empresas e de outras Instituições de Ensino Superior.

_________________________________________________________

De 17 a 22 de junho realizou-se no Porto o 4º Encontro de Gestão do LAPASSION (Latin-America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network). Após o sucesso e impacto dos 3 Projetos Multidisciplinares de Desenvolvimento de Estudantes (Uruguai, Uberaba e São Luís), o LAPASSION realiza agora o 4º Encontro de Gestão. Uma boa oportunidade para agendar e preparar o próximo conjunto de atividades para o projeto.

A Presidência do Politécnico do Porto e os Conselhos Pedagógicos das Escolas organizaram, em maio, o Fórum Interno P.PORTO 2019 sob o tema Formação e Inovação Pedagógica no P.PORTO. Pretendeu-se com este evento criar uma oportunidade de escuta, debate e reflexão sobre esta temática, de preocupação crescente dentro e fora do universo P.PORTO – a da formação pedagógica dos nossos docentes e os contributos para a inovação pedagógica e a competência digital.

A Clínica Pedagógica da Escola Superior de Saúde (ESS) fornece uma nova consulta de Fisioterapia Respiratória Pediátrica. Esta consulta terá por base uma avaliação específica da condição de saúde respiratória da sua criança, com estabelecimento de objetivos de intervenção de acordo com as necessidades da família.

A partir do dia 18 de outubro, a estação de metro dos Aliados, no Porto, terá um tradutor de língua gestual disponível em seis idiomas: português, inglês, alemão, grego, esloveno e cipriota. O I-ACE foi desenvolvido por investigadores do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e consiste numa infraestrutura inovadora que permite a tradução bidirecional automática entre língua gestual e discurso escrito.

O Centro de Investigação e Intervenção na Leitura (CIIL) pretende desenvolver e partilhar instrumentos de avaliação e intervenção com base científica dirigidos às crianças com dificuldades na aprendizagem. Esta é uma parceria entre o Politécnico do Porto, a CM do Porto e o Ministério da Educação.

+info