Entrada > Notícias > X Encontro Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação

X Encontro Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação

ESEIG

Quando

03 > 03.06.2016 · 09:30 > 17:30

Onde

Auditório Luís Soares

Nome do Contacto

Telefone do Contacto

252 291 700

Adicionar evento ao calendário

Congregar saberes de profissionais que se preocupam em minimizar o impacto de uma quantidade excessiva de informação.


No nosso quotidiano profissional, académico, social e familiar somos inundados de informação que nos chega por vários meios, com predominância da internet. Acontece também que procuramos voluntariamente a informação, para resolvermos problemas informacionais, com que nos vamos deparando nas mais diversas situações e momentos.

Se a ausência, escassez ou limitações de acesso à informação eram um problema no passado, nos dias de hoje a proliferação da mesma e uma acessibilidade quase ilimitada e alargada a um maior número de cidadãos pode ser entendido como um sinal de progresso.

No entanto, a sobrecarga ou overload informacional também pode ser encarada como poluidora dos ambientes informacionais, representando uma barreira no âmbito da seleção daquela informação que preenche requisitos de qualidade e que é adequada para suprir as necessidades informacionais dos utilizadores.

Saber separar o trigo do joio informacional — eis a questão, num mundo em que predomina a informação digital. E para quem deseja recuperar o trigo, de uma forma rápida e eficiente, condições essenciais para o sucesso e competitividade das organizações e dos seus profissionais, há que saber procurá-lo bem.

Para se obter e comunicar informação de qualidade, há que saber pesquisar, selecionar, avaliar, utilizar e comunicá-la, obedecendo a princípios éticos e a partir de diferentes suportes. Tal corresponde a competências de gestão da informação, onde se incluem competências de literacia da informação, que os indivíduos devem possuir, destacando-se os profissionais da informação. Destes dever-se-á esperar um contributo qualificado na luta contra a poluição informacional, seja desenvolvendo o seu trabalho de forma isolada e/ou em trabalho colaborativo, mas tendo sempre presente uma perspetiva crítica face à informação com que lidam.

Na sua 10.ª edição, o Encontro da Licenciatura de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação (CTDI), intitulado Sobrecarga Informacional e Infopoluição: Visões Individuais e Organizacionais, pretende congregar saberes e experiências diversificados de profissionais de áreas distintas e que, de forma crítica, se preocupam em recorrer a estratégias que minimizem o impacto de uma quantidade excessiva de informação, selecionando adequada e eficazmente a informação credível e de qualidade.

+ Informações

Autor

miguel.carvalho@sc.ipp.pt

Partilhar