No próximo mês de abril cumpre-se uma década de vigência do modelo de gestão das escolas públicas, período que já permite sustentar uma reflexão crítica sobre a sua implementação e as implicações na administração da escola, nomeadamente quanto aos obstáculos, às dificuldades e aos pontos mais positivos da sua concretização no quotidiano escolar.
Neste contexto, é importante dar a palavra ao diretor, pela influência que pode ter na mudança social e na implementação das políticas educativas e por ser um dos principais atores da tomada de decisão local. Por outro lado, a partir do ponto de vista de quem lidera, poderá projetar-se o futuro, apontando linhas e ideias que possam contribuir para o aperfeiçoamento e/ou renovação do modelo.
A Escola Superior de Educação (ESE) vem acumulando, desde 1989, experiência de formação no domínio da administração educacional através da realização ininterrupta de cursos de diferentes tipos e modalidades, o último dos quais é precisamente o Mestrado em Educação, que se assume como a continuidade do trabalho desenvolvido na formação que o antecedeu. É neste âmbito que se realiza o V Seminário de Administração Educacional, de periodicidade anual, onde, para além da intervenção de especialistas convidados, é feita a apresentação pública de algumas das dissertações produzidas pelos mestrandos no ano letivo anterior.
O seminário decorrerá no dia 14 de abril, a partir das 9h30, no Auditório da ESE. O evento é de entrada livre e aberto a todos os participantes.
V Seminário de Administração Educacional
O modelo de gestão das escolas – Uma década em análise.
miguel.carvalho@sc.ipp.pt
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