Entrada > Notícias > Smart Cities e Smart Grids” em debate no ciclo “Engenharia em Movimento

Smart Cities e Smart Grids” em debate no ciclo “Engenharia em Movimento

ISEP

Quando

17 > 17.05.2016 · 16:30 > 19:00

Onde

Auditório Magno

Nome do Contacto

Adicionar evento ao calendário

Pretende-se que esta iniciativa seja mais um espaço de análise e reflexão para temas importantes do país, com especial enfoque na engenharia.


O Instituto Superior de Engenharia do Porto dedica a 5.ª conferência do ciclo Engenharia em Movimento ao debate em torno das Cidades e Redes Inteligentes. O evento Smart Cities e Smart Grids vai contar com a presença do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, estando agendado para o próximo dia 17 de maio, pelas 17 horas, no Auditório Magno do Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Nos últimos anos, as Smart Cities e Smart Grids têm vindo a despertar cada vez mais interesse, consequência dos desafios que hoje surgem aos meios urbanos, sendo difícil encontrar a simbiose entre crescimento económico e desenvolvimento sustentável. Tendo por base este cenário, urge que sejam pensadas, em conjunto, novas soluções para contornar os atuais paradigmas que afetam a sociedade: tecnologias de informação e comunicação avançada, mobilidade urbana e desenvolvimento de redes inteligentes de energia elétrica mais eficientes.

À semelhança das edições precedentes, o Instituto Superior de Engenharia do Porto pretende que esta iniciativa seja mais um espaço de análise e reflexão para temas importantes do país, com especial enfoque na engenharia. Neste contexto, reduzir o impacto ambiental, fortalecer o crescimento local e melhorar a vida da população são apenas alguns dos temas específicos do evento Smart Cities e Smart Grids.

A organização desta 5.ª conferência do ciclo Engenharia em Movimento ganha ainda mais relevância, tendo em conta que o Porto é uma das cidades que mais atenção tem dado a esta temática. Segundo o Portuguese Smart Cities Index 2015, este facto é sustentado pela liderança do Ranking Nacional de Municípios Inteligentes. Além disso, acresce mencionar o projeto GrowSmarter, consórcio europeu no valor de 25 milhões de euros e do qual fazem parte o Porto, Cork (Irlanda), Graz (Áustria) Malta e Suceava (Roménia).

Engenharia em Movimento tem como destinatários principais decisores políticos, membros da administração pública, empresários, quadros e técnicos especialistas, professores e formadores, estudantes e todos aqueles que, de modo geral, se interessem pelos temas em debate.

Participação gratuita mediante inscrição.

+ Informações

Autor

miguel.carvalho@sc.ipp.pt

Partilhar