Entrada > Notícias > Seminário: Compreender Earnings Management

ISCAP

09 > 09.06.2016 · 18:30 > 20:30

Grande Auditório

A oradora convidada é a docente Cláudia Pereira.

No próximo dia 9 de junho, às 18h30, terá lugar no Grande Auditório do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto o seminário Compreender Earnings Management. A oradora convidada é a docente da Escola, Cláudia Pereira.

Este seminário tem por objetivo ajudar a esclarecer como é entendido o conceito de earnings management na literatura científica, como são desenvolvidas estas atividades de gestão dos resultados e como podem ser detetadas. No contexto dos bem conhecidos escândalos financeiros a nível mundial muitos se questionam como não foram antecipados, apesar da abundante informação divulgada pelas empresas envolvidas. Uma das abordagens a esta problemática assenta na ideia que a informação financeira se baseia no pressuposto do acréscimo, isto é, os elementos contabilísticos que afetam os resultados e dependem das escolhas contabilísticas dentro da flexibilidade permitida pelos normativos contabilísticos.

Esta flexibilidade é considerada desejável pois permite que o gestor possa comunicar informação relevante para o exterior sobre o desempenho da empresa. No entanto, muitos defendem que esta flexibilidade permite também a alteração dos resultados de forma oportunista. Assim, vários métodos têm sido desenvolvidos para separar a parte dos acréscimos que não é explicada pelas condições económicas da empresa e que se designa por acréscimos discricionários. Estes acréscimos discricionários, obtidos e tratados por diferentes modelos costumam ser utilizados como indicadores do nível de gestão de resultados.

+ Informações

miguel.carvalho@sc.ipp.pt