Entrada > Notícias > PENTESILEIA

PENTESILEIA

ESMAE

Quando

27 > 29.01.2017 · 19:00 > 21:00

Onde

Teatro Helena Sá e Costa

Adicionar evento ao calendário

Uma leitura.


PENTESILEIA - Uma leitura é o resultado do trabalho desenvolvido no 1.º ano do Mestrado em Teatro na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) no Porto. Com encenação de Paulo Lages, apresenta-se em palco uma leitura da obra de Heinrich von Kleist.

Uma leitura, sim. Mas não é uma encenação sempre uma leitura de uma peça, se peça há a preceder o espetáculo? E fazendo tão-somente escutar o texto lido, não será essa leitura ainda uma leitura, uma interpretação?

Concebemos proceder a uma leitura branca num espaço negro, e logo nos desenganámos: à leitura branca substituiu-se uma leitura comprometida e conjunta, uma oratória, num espaço rítmico (Appia). Esta tragédia romântica, é já uma leitura do mito de Pentesileia e Aquiles, por Heinrich von Kleist. Isto, desde logo, porque não é no cadáver de Pentesileia, rainha das Amazonas, por ele morta, que o semideus Aquiles, o grego herói de Troia, reconhece a Beleza de que, para ele, resulta o Amor, mas é Pentesileia, que mata o belo Aquiles, a quem, desde o primeiro encontro e antes do fatal recontro, ama. De um amor feroz, assassino e, pela Dor, auto-infligida, suicida.

Coincidência romântica: Kleist mataria, misericordiosamente, a sua amada (doente terminal) e suicidar-se-ia de seguida.

+ Informações

Autor

miguel.carvalho@sc.ipp.pt

Partilhar

Combined Shape

Navigation