Entrada > Notícias > Os 30 anos do Macintosh Plus

15 > 31.12.2016 · 09:30 > 17:00

Museu do Instituto Superior de Engenharia do Porto

Adicionar evento ao calendário

Exposição comemorativa dos 30 anos do Macintosh Plus com o apoio do Museu do Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Passaram trinta anos sobre o lançamento do, para a época, revolucionário Macintosh Plus. Com um processador Motorola 68000 a 8 MHz e 1 Mbyte de memória (expansível até 4), ecrã de nove polegadas sem cores, teclado e, claro, o rato de um botão característico dos primeiros computadores, viria a manter-se em produção durante mais de quatro anos e meio. Compacto, transportável e silencioso, foi o Macintosh que mais tempo se manteve em produção.

Trinta anos depois, assinalados no passado dia 16 de janeiro, o Capítulo Português da Sociedade de Educação do IEEE promove, com o apoio do Museu do Instituto Superior de Engenharia do Porto, uma retrospetiva histórica da evolução dos famosos Macintosh, com modelos em exposição que vão desde o Macintosh 128k, lançado em 1984, até ao Macintosh PowerBook 540C de 1994, o topo de gama dos computadores portáteis da época, passando, entre outros, pela impressora LaserWriter Select 310, uma das primeiras para uso pessoal.

Dez anos que marcaram a história da informática mundial. A exposição estará patente ao público na sala de exposições temporárias do Museu do Instituto Superior de Engenharia do Porto até ao final do ano.

Manuel Gradim de Oliveira Gericota (mgg@isep.ipp.pt)