Entrada > Notícias > Interacções Pragmáticas: Interculturalidade, Identidade(s) e Globalização

Interacções Pragmáticas: Interculturalidade, Identidade(s) e Globalização

ISCAP

10 > 10.03.2017 · 15:00 > 17:00

Biblioteca do ISCAP

Adicionar evento ao calendário

Esta conferência, apresentada por Iolanda Ramos, insere-se no X Ciclo de Conferências do CEI.

Tendo por base o conceito-chave de pragmática, vinculado ao estudo das relações entre as formas linguísticas e os seus utilizadores, esta conferência visa salientar as interacções que se estabelecem entre pressupostos subjacentes a noções de interculturalidade, identidade e globalização. Para tal, recorre-se a casos que ilustram práticas de persuasão em diversos contextos de comunicação com implicações sócio-económicas, com destaque para a indústria publicitária e cinematográfica. Torna-se, assim, possível estipular relações de confluência entre as Ciências da Linguagem, os Estudos de Tradução e os Estudos de Cultura.

Em primeiro lugar, a análise irá incidir sobre uma caracterização da pragmática, com particular relevo para a pragmática transcultural, relacionando-a com a tradução orientada para o texto/cultura de partida e a comunicação num mundo globalizado. Segue-se um comentário à transmissão promocional de bens de consumo como meios de construção e desconstrução de estereótipos culturais, com destaque para a criação e a tradução de textos publicitários, de modo a ilustrar estratégias interculturais de comunicação.

Serão igualmente examinados filmes representativos da dimensão pragmática da comunicação na sua relação com o contexto cultural, tendo em vista retirar conclusões sobre a forma como um acto de intencionalidade contribui para uma percepção holística de paradigmas associados aos conceitos de interculturalidade, identidade e globalização.

Iolanda Ramos é docente na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade
 Nova de Lisboa, onde leciona Estudos Ingleses, Estudos Culturais e Estudos de Tradução.

A entrada é livre e são passados certificados de presença.

+ Informações

miguel.carvalho@sc.ipp.pt