O Baixo Contínuo é uma estrutura ou técnica de escrita musical característica da música barroca, na qual haveria a predominância de um solista acompanhado por um instrumento. A prática do baixo contínuo desenvolveu-se predominantemente na música secular italiana, no inicio do século XVI, vindo a ecoar na música sacra no final do mesmo século. Esta técnica consiste na base sonora sobre a qual os instrumentos solistas brilham com as suas melodias. De pendor discreto, é constituído por um ou mais instrumentos graves que pontuam de forma continuada a linha do baixo – tais como o violoncelo ou o fagote – e um instrumento que produz os acordes – tal como o cravo, o órgão ou o alaúde.
Dinamizado pelo Curso de Música Antiga da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE | P.PORTO), um dos principais centros de música antiga em Portugal e um dos mais ativos no espaço europeu, estas Jornadas decorrem no dia 14 de abril (sábado) das das 10h às 19h30.
Os conferencistas presentes são: Ana Mafalda Castro (ESMAE ), Fernando Santiago (ESMAE), Hugo Sanches (ESMAE), Joana Bagulho (Escola Superior de Música de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa), Ronaldo Lopes (ESMAE) e Laura Puerto (Conservatorio Superior de Música de Aragón).
Entrada livre até ao limite dos lugares disponíveis.