Entrada > Notícias > I FCT 2017

I FCT 2017

ESMAE

Quando

10 > 11.03.2017 · 21:30 > 23:30

Onde

Teatro Helena Sá e Costa

Nome do Contacto

Adicionar evento ao calendário

Apresentam-se em palco os alunos do 2.º ano de teatro e dança do Balleteatro.


O Teatro Helena Sá e Costa, no Porto, recebe nos dias 10 e 11 de março (sexta-feira 21h30, sábado 16h e 21h30), o primeiro festival do Balleteatro, em 2017, dedicado à dança e ao teatro, com os espetáculos Estro in Watts, com encenação de Gonçalo Amorim, e Angels, com coreografia de Flávio Rodrigues e Joana Castro.



Estro in Watts devolve à poesia ligada à música rock de 1955 a 1980 o estatuto de cancioneiro popular. À imagem da Ilíada e da Odisseia, que se sabe que foram colectâneas de histórias que se iam contando nas praças (histórias de guerras, política, amores e desamores), na poesia da idade do rock também se encontra o contar da vida, da morte, da guerra, da cidade, dos amores e desamores, da solidão,das selvas de cimento, dos excedentários, da working-class. Com Estro in Watts ocuparemos essa praça (que ainda é nossa) de todas as manifestações, exclusões e ausências, através da batida trágica que já vem de há milhares de anos, mas que continua a ser cantada por aqueles que não vão desistindo.



Se a dança fosse uma figura seria a de um anjo, não no sentido concreto, mas da sua densidade, por conter múltiplos significados e pela inexistência de género. Partimos do princípio que a dança é um ponto cru, nu, vazio, vago e nuclear. Interessa-nos compor propostas coreográficas: danças que exijam uma reflexão sobre a estética da própria dança. A dança em si e por si. É importante não confundir com fluidez e a recusa à não significação do material, mas simplesmente encontrar uma resposta, deixá-la surgir e agarrá-la sem medo. A dança é um recomeço, uma reconstrução, um novo império. Acreditamos que as metáforas aqui funcionam como soluções para permitir a liberdade. Afinal os anjos voam.

+ Informações

Autor

miguel.carvalho@sc.ipp.pt

Partilhar