Entrada > Notícias > Conferência CLAWAR

Conferência CLAWAR

ISEP

Quando

11 > 13.09.2017 · 08:00 > 16:40

Onde

Instituto Superior de Engenharia do Porto

Nome do Contacto

Adicionar evento ao calendário

Depois de Hangzhou e Londres, chegou a vez do Porto acolher a International Conference on Climbing and Walking Robots and Support Technologies for Mobile Machines.


A 20.ª edição da CLAWAR, uma das mais célebres conferências de robótica a nível internacional, representa a aposta na continuidade de um evento de sucesso comprovado um pouco por todo o mundo, ao promover uma das áreas em maior expansão, ou seja, a robótica, nos seus mais variados domínios.

Esta iniciativa vai focar-se, essencialmente, nos robôs trepadores e robôs com locomoção por pernas, mas aborda também todas as tecnologias de suporte à robótica. “Em particular, esta edição destaca-se pela realização de uma sessão especial dedicada ao estudo dos exosqueletos para assistência e reabilitação, com apresentação de vários trabalhos que estão a ser desenvolvidos na área dos robôs para assistência a doentes com problemas de mobilidade”, explica o docente do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e coanfitrião da conferência, Manuel Silva.

No total são esperados mais de cem participantes, incluindo diversos especialistas, e o programa foi desenhado a pensar nas várias potencialidades da robótica, ao abranger teoria e prática: com sessões plenárias, regulares e especiais convidadas, bem como demonstrações de robôs. Neste cenário, vão ser exibidos dois robôs com caraterísticas inovadoras: um robô trepador – o VortexScanner – e o exosqueleto ATLAS 2020 para crianças com Atrofia Muscular Espinhal.

A conferência é organizada conjuntamente pelo ISEP, INESC TEC, Universidade do Minho, Faculdade de Engenharia da UP, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra e Instituto de Sistemas e Robótica da UC. Os estudantes interessados em robótica poderão assistir às sessões.

Note-se ainda que após a conferência, entre os dias 14 e 15 de setembro, vai também decorrer um evento relacionado, o encontro dos grupos de trabalho da COST Action CA16116 em Wearable Robots, para o qual estão convidados a participar, gratuitamente, os estudantes das Licenciaturas em Engenharia Biomédica e em Engenharia da Computação e Instrumentação Médica.

+ Informações

Autor

miguel.carvalho@sc.ipp.pt

Partilhar

Combined Shape

Navigation