Entrada > Notícias > As Cores das Cordas

28 > 28.04.2016 · 21:30 > 22:40

Teatro Helena Sá e Costa

Adicionar evento ao calendário

Camerata NovNorte é uma orquestra de câmara de cordas, constituída por atuais e antigos alunos da Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo.

O trabalho desenvolvido na Camerata NovNorte, dirigida pelo professor Radu Ungureanu, centra-se no repertório de todas as épocas da música instrumental destinada a este tipo de agrupamento. A sua problemática específica, parcialmente diferente da problemática sinfónica ou da música de câmara, representa um complemento na formação dos instrumentistas.

Na preparação dos programas valorizam-se as capacidades técnicas individuais, colocando-as ao serviço da construção da imagem sonora e do aperfeiçoamento da expressão musical, exigidas pelas especificidades de um ensemble de dimensão reduzida. Entre as notas características do agrupamento salientam-se o virtuosismo — quer pelas opções do repertório, quer pela atitude interpretativa — e o cuidado com os aspetos estilísticos.

A atividade da Camerata NovNorte concretiza-se em concertos pelo norte do país, contando-se no seu historial participações em festivais como o FAN de Vila Real e Bragança (2012) e o FIMU de Belfort, França (2014), bem como uma gravação para abanda sonora do filme La revoyure de Saguenail.

+ Informações

miguel.carvalho@sc.ipp.pt