Entrada > Notícias > Análise económico-financeira nos atos de gestão das empresas

Análise económico-financeira nos atos de gestão das empresas

ESTG

20 > 20.07.2016 · 18:30 > 20:30

Associação Empresarial de Penafiel

Adicionar evento ao calendário

São destinatários desta formação empresários, administradores e responsáveis de áreas económico-financeira de empresas.

A análise financeira refere-se à avaliação ou estudo da viabilidade, estabilidade e capacidade de lucro de um negócio ou projeto. Engloba um conjunto de instrumentos e métodos que permitem realizar diagnósticos sobre a situação financeira de uma empresa, assim como prognósticos sobre o seu desempenho futuro.

Para que o analista possa verificar a situação económico-financeira de uma empresa é fundamental o recurso a alguns indicadores. Os mais utilizados são aqueles que assumem a forma de rácios. Estes apresentam uma vantagem, não só de tornar mais precisa a informação, como também de facilitar comparações, quer para a mesma empresa, ao longo de um certo período de tempo, quer entre empresas distintas, num mesmo referencial de tempo.

A técnica estabelecida pelos analistas financeiros consiste em estabelecer relações entre contas e agrupamentos de contas do Balanço e de Demonstração de resultados entre outras grandezas económico-financeiras.

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras oferece um conjunto de ações de formação gratuitas que se realizam nos diferentes concelhos da região do Tâmega e Sousa, proporcionando experiências formativas nas diferentes áreas de atuação da Escola, dirigidas prioritariamente ao tecido empresarial da região.

+ Informações

miguel.carvalho@sc.ipp.pt