Entrada > Investigação

Laboratório da Escola Superior de Saúde | RuiPinheiro©

Investigação

PENSAR EM REDE

O P.PORTO privilegia uma cultura de criação de novo conhecimento, capaz de resolver os grandes desafios da Sociedade, quer a nível do território local ou regional quer no cenário internacional, em vários continentes.

Os eixos prioritários de ação passam pelo desenvolvimento de atividades de investigação científica avançada, e a aplicação dos resultados de investigação para o desenvolvimento social e tecnológico.

A contínua procura do conhecimento, a criação de novo conhecimento, é parte fundamental da missão do ensino superior. A missão fica completa quando a investigação tem impacto e permite a evolução da sociedade que nos rodeia.  É uma parte importante da atividade do Politécnico do Porto a vontade e capacidade de promover impacto na sociedade, assente nos resultados de investigação que desenvolvemos.

São estas orientações que determinam o processo de investigação como o entendemos no P.PORTO.

É ainda uma cultura que combina protagonismo com parceria, em que se concilia convergência com diversidade, competitividade com cooperação

O P.PORTO dispõe de 24 centros e grupos de investigação científica distribuídos pelas suas oito Escolas, participando em diversos projetos de I&D com assinalável reconhecimento pela sua produção científica e impacto no meio envolvente, das empresas às organizações de âmbito social. Dispõe de várias Unidades de I&D autónomas e reconhecidas pela Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) e grupos de investigação de referência, integrados em Laboratórios Associados e outras unidades de investigação.

Num contexto de investigação cada vez mais multidisciplinar e em cooperação, os centros e grupos do Politécnico do Porto intervêm em áreas distintas, mas que se cruzam, como Engenharia, Ciências Empresariais, Educação, Artes, Tecnologia e Gestão, Saúde, Hotelaria e Turismo e Media Artes e Design.

Liderança e parceria em redes estratégicas que transformam a sociedade.

Conjugamos a competência de investigadores experientes com a ousadia de jovens investigadores em início de carreira. A nossa cultura radica na troca, profunda e constante, entre o realizar e o produzir. A investigação é um processo continuo, uma espiral, entre pensar e concretizar, para uma melhoria contínua, e inovação em novas áreas e novas aplicações. A nossa estratégia de trabalho é sustentada e inclusiva. Colaboramos e protagonizamos, em cenário nacional e internacional.

Desde os pequenos projetos locais até aos grandes projetos intercontinentais as unidades de I&D do P.PORTO têm assumido a liderança, integrando redes estratégicas de parceiros capazes de desenhar o futuro, tornar meros sonhos em realidade.

Exemplos de liderança internacional encontram-se no projeto 3P’s, cobrindo a área dos nanomateriais e biossensores para deteção do cancro e resultante de uma das poucas Starting Grants atribuídas pelo European Research Council a Portugal, o projeto P-SOCRATES, um projeto do programa FP7, que aborda os sistemas críticos de tempo-real para computação paralela, o DREAM-GO, uma ação RISE do programa Marie-Curie do H2020, na área das Redes Elétricas Inteligentes, o GMOSensor com o Brasil e a Argentina, cobrindo a área dos biossensores para as áreas do Ambiente e Alimentação, ou o VISIR+, outro projeto com o Brasil e a Argentina orientado para a consolidação de uma rede de Laboratórios Remotos.

Pensamos em Rede, Concretizamos em Rede 

Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e o Desenvolvimento | RuiPinheiro©