CIR

Centro de investigação em reabilitação

O Centro de Investigação em Reabilitação integra investigadores que estudam, a partir de diferentes perspetivas, as alterações da funcionalidade humana ao longo do ciclo de vida, as suas inter-relações com as atividades e participação e os melhores métodos de reabilitação. Em relação ao objeto de estudo, desenvolve e/ou testa: modelos interpretativos, explicativos e preditivos; estratégias, processos, produtos/tecnologias de avaliação e medição e intervenção.

As áreas de interesse/competências do grupo de investigação situam-se em diferentes campos nomeadamente: biomecânica; controlo motor e aprendizagem; fisiologia do exercício, especificamente no desempenho desportivo e reabilitação de atletas; reabilitação neuromotora; reabilitação psicossocial; reabilitação neurocognitiva; envelhecimento e saúde mental; inovação social; estigma em relação à doença mental; intervenção comunitária em grupos específicos envolvendo as temáticas saúde ocupacional, envelhecimento, doenças crónicas e promoção de saúde.

O CIR submeteu candidatura ao processo de reconhecimento de unidades de I&D da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Rubim Santos
rss@ess.ipp.pt

+ info