O Curso de Composição visa formar compositores com uma voz própria na expressão musical, devidamente enquadrada e contextualizada, fruto de um conhecimento profundo e critico da música ocidental. A capacidade de regência de um pequeno conjunto vocal/instrumental é também um dos objetivos deste curso.
A utilização de recursos ligados às novas tecnologias, nomeadamente software de notação musical, software orientado para a criação de música eletrónica e software de composição assistida por computador, a prática composicional interdisciplinar para teatro, dança, cinema/vídeo e multimédia e a escrita musical para as diversas formações de câmara e orquestra são caraterísticas importantes desta oferta formativa, complementadas com a abertura intelectual e o espírito critico e independente, necessidades de um músico exposto às diversas práticas musicais contemporâneas.
Organização das UCs Opcionais ao longo do plano de estudos:
1º Ano 2º Semestre 2 ECTS
2º Ano 2º Semestre 4 ECTS
3º Ano 1 º Semestre 4 ECTS
3º Ano 2º Semestre 4 ECTS
TOTAL: 14 ECTS
1º Year | ||
---|---|---|
Curricular unit | Period | ECTS |
ACÚSTICA MUSICAL | 1º Semestre | 2.0 |
ANÁLISE DA MÚSICA TONAL I | 1º Semestre | 3.0 |
COLETIVO I | 1º Semestre | 3.0 |
COMPOSIÇÃO I | 1º Semestre | 6.0 |
INTRODUÇÃO À INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA | 1º Semestre | 2.0 |
MÚSICA ELETROACÚSTICA I | 1º Semestre | 4.0 |
ORQUESTRAÇÃO I (cordas) | 1º Semestre | 4.0 |
PRÁTICAS MUSICAIS CONTEMPORÂNEAS I | 1º Semestre | 2.0 |
TÉCNICA COMPOSICIONAL I (ATÉ 1600) | 1º Semestre | 4.0 |
ANÁLISE DA MÚSICA CONTEMPORÂNEA I | 2º Semestre | 3.0 |
COLETIVO II | 2º Semestre | 3.0 |
COMPOSIÇÃO II | 2º Semestre | 6.0 |
HISTÓRIA DA MÚSICA II | 2º Semestre | 2.0 |
MÚSICA ELETROACÚSTICA II | 2º Semestre | 4.0 |
ORQUESTRAÇÃO II (madeiras e metais) | 2º Semestre | 4.0 |
PRÁTICAS MUSICAIS CONTEMPORÂNEAS II | 2º Semestre | 2.0 |
TÉCNICA COMPOSICIONAL II (DE 1600 A 1750) | 2º Semestre | 4.0 |
2º Year | ||
Curricular unit | Period | ECTS |
ANÁLISE DA MÚSICA CONTEMPORÂNEA II | 1º Semestre | 3.0 |
COMPOSIÇÃO III | 1º Semestre | 6.0 |
HISTÓRIA DA CULTURA I | 1º Semestre | 2.0 |
HISTÓRIA DA MÚSICA III | 1º Semestre | 2.0 |
INTRODUÇÃO À DIREÇÃO CORAL E INSTRUMENTAL I | 1º Semestre | 2.0 |
ORQUESTRAÇÃO III (percussão e extras) | 1º Semestre | 4.0 |
PRÁTICAS PERFORMATIVAS CONTEMPORÂNEAS I | 1º Semestre | 3.0 |
PROGRAMAÇÃO MUSICAL I | 1º Semestre | 4.0 |
TÉCNICA COMPOSICIONAL III (DE 1750 A 1900) | 1º Semestre | 4.0 |
COMPOSIÇÃO IV | 2º Semestre | 7.0 |
HISTÓRIA DA CULTURA II | 2º Semestre | 2.0 |
INTRODUÇÃO À DIREÇÃO CORAL E INSTRUMENTAL II | 2º Semestre | 2.0 |
ORQUESTRAÇÃO IV (tutti) | 2º Semestre | 4.0 |
PRÁTICAS PERFORMATIVAS CONTEMPORÂNEAS II | 2º Semestre | 3.0 |
PROGRAMAÇÃO MUSICAL II | 2º Semestre | 4.0 |
TÉCNICA COMPOSICIONAL IV (DE 1900 A 1945) | 2º Semestre | 4.0 |
3º Year | ||
Curricular unit | Period | ECTS |
COMPOSIÇÃO PARA ORQUESTRA | 1º Semestre | 4.0 |
COMPOSIÇÃO V | 1º Semestre | 10.0 |
ESTÉTICA MUSICAL I | 1º Semestre | 2.0 |
INTERAÇÃO MUSICAL I | 1º Semestre | 4.0 |
PSICOLOGIA DA MÚSICA | 1º Semestre | 2.0 |
TÉCNICA COMPOSICIONAL V (DEPOIS DE 1945) | 1º Semestre | 4.0 |
ARRANJO E TRANSCRIÇÃO DE PARTITURAS | 2º Semestre | 3.0 |
COMPOSIÇÃO VI | 2º Semestre | 11.0 |
ESTÉTICA MUSICAL II | 2º Semestre | 2.0 |
GESTÃO DA CARREIRA ARTÍSTICA | 2º Semestre | 2.0 |
INTERAÇÃO MUSICAL II | 2º Semestre | 4.0 |
SEMINÁRIO CURRICULAR | 2º Semestre | 4.0 |
Sejam titulares de um curso do ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente. Tenham realizado uma das provas de ingresso exigidas: (cód.10) Geometria Descritiva (cód.12) História e Cultura e Artes (cód.13) Inglês (cód.15) Literatura Portuguesa (cód.16) Matemática (cód.18) Português Inscrição nas Provas Específicas da Esmae https://domus.ipp.pt/home/cands/candidaturas.aspx . Inscrição no Concurso Local de Acesso https://domus.ipp.pt/home/cands/candidaturas.aspx . Apenas candidatos que ficarem APTOS nas Provas Específicas da Esmae.
The information provided on this page does not exempt the Website query access to higher education by the Ministry of Science, Technology and Higher Education - http://www.dges.gov.pt/pt