O/A Técnico/a Superior Profissional em Gestão de Vendas e Marketing é o profissional que planeia, organiza, coordena e controla as diferentes atividades que compõem a operação de venda.
O Curso Técnico Superior Profissional em Gestão de Vendas e Marketing desenvolve as competências técnicas específicas para iniciar uma atividade profissional. Especificamente, um diplomado deste curso será capaz de desenvolver as seguintes atividades:
Recolher informação necessária à previsão e ao planeamento das atividades comerciais, de venda, entrega e cobrança;
Gerir e controlar as atividades de entrega de produtos, custos, as relações com serviços de entrega, reclamação ou serviço ao cliente;
Gerir a informação de e para o cliente, a sua difusão e tradução em eficiência de serviço e satisfação do cliente, bem como a utilização das tecnologias subjacentes às operações comerciais;
Gerir espaços para promover maior número de vendas, assim como processos de venda;
Planear, organizar e controlar as equipas de trabalho e avaliar relatórios sobre as diferentes situações;
Supervisionar a utilização de instrumentos de prospeção, métodos e técnicas de pesquisa;
Orientar o fecho da venda, através da identificação dos sinais de compra e do conhecimento de algumas das técnicas de fecho;
Colaborar na gestão de marketing da organização.
| 1º Ano | ||
|---|---|---|
| Unidade curricular | Período | ECTS |
| Fundamentos de Gestão | 1º Semestre | 5.0 |
| Gestão de Pessoas | 1º Semestre | 4.0 |
| Informática Aplicada à Atividade Comercial | 1º Semestre | 5.0 |
| Marketing | 1º Semestre | 6.0 |
| Matemática Aplicada | 1º Semestre | 6.0 |
| Técnicas de Comunicação e Documentação Comercial | 1º Semestre | 4.0 |
| Economia Portuguesa e Internacional | 2º Semestre | 4.0 |
| Estudos de Mercado | 2º Semestre | 5.0 |
| Gestão de Vendas | 2º Semestre | 6.0 |
| Inglês Técnico e Comercial | 2º Semestre | 4.0 |
| Negociação | 2º Semestre | 5.0 |
| Técnicas de Previsão e Planeamento | 2º Semestre | 6.0 |
| 2º Ano | ||
| Unidade curricular | Período | ECTS |
| Comércio Digital | 1º Semestre | 4.0 |
| Comércio e Negócio Internacional | 1º Semestre | 4.0 |
| Gestão da Distribuição e Logística | 1º Semestre | 6.0 |
| Gestão da Marca | 1º Semestre | 5.0 |
| Noções Fundamentais de Direito | 1º Semestre | 6.0 |
| Técnicas de Promoção e Merchandising | 1º Semestre | 5.0 |
| Estágio | 2º Semestre | 30.0 |
- Comercial
- Responsável de marketing
- Gestor de produto(s)
- Gestor de equipas de vendas
- Responsável do comércio e retalho
- Responsável por atividades logísticas.
CONDIÇÕES DE ACESSO: Podem-se candidatar os seguintes grupos: Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; Estudantes aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas para o curso em causa; Titulares de um diploma de especialização tecnológica (DET), de um diploma de técnico superior profissional (DTeSP) ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.
