Entrada > Ensino > CURSOS > Sem Grau > ISEP > Mestrado em Engenharia de Biorrecursos

Mestrado em Engenharia de Biorrecursos

A implementação da economia circular em todos os setores da sociedade é uma necessidade premente para reduzir a pressão, insustentável, promovida pela produção e o consumo crescentes sobre os ...

A implementação da economia circular em todos os setores da sociedade é uma necessidade premente para reduzir a pressão, insustentável, promovida pela produção e o consumo crescentes sobre os recursos naturais e o ambiente.

As (Bio)Tecnologias permitem potenciar e implementar a economia circular, mantendo nos produtos o valor acrescentado pelo maior tempo possível, minimizando o desperdício e contribuindo para um sistema restaurador ou regenerativo por intenção e design.

 

Porquê escolher este mestrado?

É a única formação de 2º ciclo em Portugal baseada no conceito da economia circular;

Prepara profissionais capazes de liderar a mudança de paradigma económico: transição de um modelo linear para um sistema restaurador e regenerativo;

Confere competências em diversas áreas: biotecnologia; melhores técnicas disponíveis e tecnologias verdes; maximização do ciclo de vida de bioprodutos; recursos agroalimentares e marinhos para o desenvolvimento de novos bioprodutos e biomateriais com valor acrescentado; gestão de qualidade; do empreendedorismo e transferência de tecnologia.

 

 

Horário

Pós-laboral das 18h00-23h30

 

Diurno
524 Tecnologia dos processos químicos
Número: ME74
Data:
01/01/2001
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Biologia Molecular e Microbiana 1º Semestre 5.5
Biorrecursos Marinhos e Agro-alimentares 1º Semestre 5.5
Laboratório Integrador I 1º Semestre 7.0
Otimização de Bioprocessos 1º Semestre 6.0
Processos de Separação e Preservação 1º Semestre 6.0
(Bio)Reatores 2º Semestre 6.0
Análise e Caraterização de Bioprodutos 2º Semestre 6.0
Laboratório Integrador II 2º Semestre 7.0
Tecnologias Verdes 2º Semestre 5.5
Tratamento de Águas Residuais e de Emissões Gasosas 2º Semestre 5.5
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Biorrefinarias 1º Semestre 6.0
Biotecnologia Industrial 1º Semestre 6.0
Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia 1º Semestre 5.5
Gestão e Ferramentas da Qualidade 1º Semestre 5.5
Projeto 1º Semestre 7.0
Dissertação/Estágio 2º Semestre 30.0

Quem pode candidatar-se ao mestrado: Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal (*1) ; T itulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente a este processo; Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da escola (*2) ; Detentores de um currículo escolar, científico e profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da escola (*2) . (*1) Conforme edital, os finalistas de licenciaturas podem concorrer, sujeitos a admissão condicional, devendo apresentar prova de conclusão da licenciatura impreterivelmente até ao último dia do prazo para matrícula/inscrição da fase à qual se candidataram, sob pena de exclusão da mesma.  (*2) Os candidatos nestas condições devem solicitar antecipadamente este reconhecimento. Mais informações sobre o processo disponíveis aqui . Pode ainda contactar a Divisão Académica do ISEP   ou a direção do Mestrado.   Consulte aqui o edital .   Propinas (2024/2025): a definir brevemente Propinas (2023/2024):  Estudantes nacionais: 950€/ano Estudantes internacionais: 4500€/ano (possibilidade de desconto para os nacionais de um estado membro da CPLP) (Possibilidade de pagamento faseado e de frequência em regime parcial)   Datas de Candidatura: 1.ª Fase - 11 de junho a 5 de julho de 2024 2.ª Fase - 19 a 30 de agosto de 2024 3.ª Fase - 26 de setembro a 7 de outubro de 2024 (As segunda e terceira fases abrem mediante a disponibilidade de vagas resultantes das fases anteriores)

Combined Shape

Navigation