É este o teu mestrado.
O futuro da construção e da revitalização urbana em Portugal ganha novo fôlego com o programa Portugal 2030 e o Plano Nacional de Investimentos 2030. A engenharia civil está no centro desta transformação, sendo essencial para concretizar projetos sustentáveis, inovadores e de impacto na sociedade.
Se queres liderar a modernização das cidades, aplicar as mais modernas metodologias de dimensionamento e planeamento e responder a desafios reais da construção, Engenharia Civil é o teu mestrado.
O que te dá este mestrado?
Frequentas uma formação que especializa profissionais com competências avançadas em projeto, gestão, conservação e reabilitação do património.
Escolhes entre quatro especializações: Construções, Estruturas, Gestão da Construção e Infraestruturas.
Trabalhas em contextos práticos e reais, com estudos de caso e projetos finais apoiados por mais de 50 parcerias empresariais.
Desenvolves conhecimentos essenciais para a atividade profissional e de investigação em engenharia civil.
Inseres-te numa profissão multifuncional e de liderança, com impacto direto no desenvolvimento sustentável da sociedade.
| 1º Ano | ||
|---|---|---|
| Unidade curricular | Período | ECTS |
| Construção Sustentável | 1º Semestre | 6.0 |
| Construções de Aço e Mistas | 1º Semestre | 6.0 |
| Fundações e Estruturas de Suporte | 1º Semestre | 6.0 |
| Hidráulica Urbana | 1º Semestre | 6.0 |
| Matemática Aplicada | 1º Semestre | 6.0 |
| Conservação e Reabilitação de Edifícios | 2º Semestre | 6.0 |
| Dimensionamento e Tecnologias em Obras Geotécnicas | 2º Semestre | 6.0 |
| Estruturas Pré-esforçadas | 2º Semestre | 6.0 |
| Gestão de Empreendimentos | 2º Semestre | 6.0 |
| Infraestruturas de Transportes | 2º Semestre | 6.0 |
| 2º Ano | ||
| Unidade curricular | Período | ECTS |
| Análise Estrutural Avançada | 1º Semestre | 6.0 |
| Dinâmica de Estruturas | 1º Semestre | 6.0 |
| Estruturas de Madeira e de Alvenaria | 1º Semestre | 6.0 |
| Inspecção e Reforço de Estruturas | 1º Semestre | 6.0 |
| Metodologias Digitais na Construção | 1º Semestre | 4.0 |
| Trabalho Preparatório e Conceção | 1º Semestre | 2.0 |
| Dissertação (opcional) | 2º Semestre | 30.0 |
| Estágio (opcional) | 2º Semestre | 30.0 |
| Projeto (opcional) | 2º Semestre | 30.0 |
- Em que áreas podes trabalhar? Empresas nacionais e internacionais de construção civil e obras públicas
- Gabinetes de estudos e projetos
- Câmaras municipais, serviços municipalizados e gabinetes de apoio às autarquias
- Empresas de consultadoria, fiscalização, gestão e manutenção de empreendimentos
- Indústria de materiais de construção
- Indústria de prefabricação
- Instituições de ensino e/ou investigação.
Posso candidatar-me? Podes candidatar-te ao mestrado se fores: Titular do grau de licenciado ou equivalente legal. Finalista de licenciatura , mas de forma condicional , devendo apresentar prova de conclusão até ao último dia do prazo de matrícula da fase a que se candidatou, sob pena de exclusão. Titular de grau académico superior estrangeiro conferido após um 1º ciclo de estudos organizado segundo os princípios de Bolonha, por um Estado aderente. Titular de grau académico superior estrangeiro reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico (CTC) do ISEP como equivalente a licenciado . Detentor de currículo escolar, científico e profissional reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico (CTC) do ISEP como suficiente para aceder ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre. Se precisares de reconhecimento pelo Conselho Técnico-Científico (CTC) do ISEP , deves solicitá-lo antecipadamente. Pede informação por email à Divisão Académica ou à direção do mestrado (contacto na página do curso, barra lateral direita). É também possível pedir o reconhecimento do grau académico através da DGES: https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/reconhecimento . Quando posso candidatar-me? 1.ª Fase – 16 de junho a 3 de julho de 2025 Vagas incluídas no Edital do Concurso . 2.ª Fase – 30 de julho a 29 de agosto de 2025 Mapa de vagas . 3.ª Fase – 24 a 30 de setembro de 2025 Mapa de vagas . As segunda e terceira fases abrem mediante a disponibilidade de vagas resultantes das fases anteriores. Ultrapassados os prazos, as datas e documentos servem de referência para futuras candidaturas, sendo atualizados aquando da abertura das mesmas. Como posso candidatar-me? Seleciona abaixo o botão “CANDIDATURAS” – botão ativo apenas durante os períodos de candidatura. Se não tens chave de acesso, clica em "OBTER CHAVE DE ACESSO"; se tens chave de acesso, clica em “ENTRAR”. Se tiveres dúvidas no preenchimento do formulário online, podes esclarecê-las, por email, à Divisão Académica ou à direção do mestrado (contactos nesta página, barra lateral direita).

