Fenómenos como o da globalização, a inovação tecnológica e a diversidade da rede stakeholders têm vindo a tornar mais complexo o processo de tomada de decisão empresarial, gerando novos desafios e oportunidades. Neste enquadramento, o gestor financeiro desempenha um papel fundamental, colocando-se no centro do processo de tomada de decisões estratégicas empresariais. Com efeito, os gestores financeiros são considerados pela gestão de topo como os principais provedores de informação atempada e independente, promovendo um processo de tomada de decisão menos complexo e intempestivo, sob o desígnio da criação de valor, do crescimento sustentável e da consequente aquisição de vantagens competitivas num mercado fortemente concorrencial. A Pós-graduação em Direção Financeira tem como objetivo preencher lacunas que se têm vindo a evidenciar na área financeira, quer em termos empresariais, quer na área dos mercados, pela deteção de novas competências fundamentais, assim como, pela necessária atualização de antigos conceitos e das práticas empresariais.
Este curso resulta de uma parceria estabelecida entre a PEA, a Deloitte Portugal * e a IMF - Informação de Mercados Financeiros , entidades que colaboram ativamente no processo formativo.
(*Nota: prevê a atribuição de 3 estágios remunerados na consultora após a conclusão do curso de acordo com o desempenho evidenciado pelo formando ao longo do curso - a analisar de forma casuística e dependendo sempre da vontade expressa do formando).
Duração do programa de estudos e unidades curriculares: um ano letivo, com um total de 180 horas de formação, 12 unidades curriculares modulares lecionadas de forma sequencial, num total 36 ECTS.
Lecionação: sextas-feiras das 18:30 às 21:30 e sábados das 09:30 às 12:30.
1º Ano | ||
---|---|---|
Unidade curricular | Período | ECTS |
ANÁLISE E GESTÃO DA PERFORMANCE FINANCEIRA | Anual | 3.0 |
AVALIAÇÃO DE EMPRESAS E DECISÕES DE INVESTIMENTO | Anual | 3.0 |
AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS FINANCEIROS | Anual | 3.0 |
CONTROLO DE GESTÃO E IMPACTO FINANCEIRO DAS OPERAÇÕES | Anual | 3.0 |
FINANÇAS SUSTENTÁVEIS E INTEGRAÇÃO ESG | Anual | 2.0 |
GESTÃO DO RISCO E CONTROLO INTERNO | Anual | 3.0 |
GESTÃO FINANCEIRA INTERNACIONAL | Anual | 3.0 |
INSTRUMENTOS FINANCEIROS E FINANCIAMENTO | Anual | 4.0 |
REESTRUTURAÇÕES EMPRESARIAIS | Anual | 3.0 |
RELATO FINANCEIRO | Anual | 3.0 |
SISTEMAS INTELIGENTES E ANÁLISE DE DADOS PARA A DECISÃO FINANCEIRA | Anual | 3.0 |
TRIBUTAÇÃO EMPRESARIAL E INCENTIVOS FISCAIS | Anual | 3.0 |