Entrada > Ensino > CURSOS > pós-graduações > ESS > PÓS GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE: FARMACOTERAPIA

PÓS GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE: FARMACOTERAPIA

Considerando a necessidade de garantir a qualidade do aconselhamento prestado na dispensa e utilização de medicamentos, e atendendo à constante evolução dos cuidados de saúde e das alternativas ...

Considerando a necessidade de garantir a qualidade do aconselhamento prestado na dispensa e utilização de medicamentos, e atendendo à constante evolução dos cuidados de saúde e das alternativas terapêuticas existentes, torna-se necessário aprofundar e atualizar os conhecimentos na área da Farmacoterapia.

A pós-graduação em Inovação Tecnológica em Saúde: Farmacoterapia, irá permitir aumentar os conhecimentos na área da farmacoterapia das doenças crónicas mais relevantes, outras patologias prevalentes e de populações especiais (gravidez, pediatria e geriatria), permitindo melhorar os cuidados prestados aos doentes.

A aprendizagem passará por caracterizar as patologias em estudo, identificar as estratégias terapêuticas disponíveis e compreender os respetivos protocolos terapêuticos de prevenção e tratamento. Além dos medicamentos de prescrição obrigatória é igualmente necessário identificar e caracterizar patologias que possam ser tratadas com medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM), avaliando os algoritmos de atuação e selecionando o MNSRM de acordo com a patologia e/ou sintomas apresentados.

A seleção da melhor alternativa terapêutica deve garantir o medicamento mais adequado, seguro e eficaz, promovendo o uso racional de medicamentos. O aconselhamento prestado ao doente deve ser adequado e responsável, assegurando uma correta utilização de medicamentos, de forma a garantir a eficácia pretendida bem como prevenir a ocorrência de reações adversas a medicamentos e/ou erros de medicação.

A formação permitirá, portanto, otimizar a prática profissional na abordagem do doente, descrevendo e avaliando a farmacoterapia instituída e delineando estratégias de intervenção em diferentes contextos clínicos tendo em vista a obtenção dos melhores resultados clínicos e a segurança terapêutica efetiva. Deve ainda capacitar na deteção de eventuais problemas relacionados com a medicação administrada. Pretende-se que o estudante integre e aplique os conhecimentos adquiridos na resolução de casos clínicos nas diferentes patologias abordadas.

A pós-graduação na área da Farmacoterapia tem como objetivo permitir a aquisição de competências necessárias ao aconselhamento em Farmácia, concretamente em relação à terapêutica farmacológica, garantindo a utilização segura e adequada de medicamentos na prevenção e tratamento de diferentes patologias.

Esta formação será articulada com o Mestrado em Farmácia, especialização em farmacoterapia e farmacoepidemiologia, em funcionamento na Escola Superior de Saúde do P.Porto, existindo a possibilidade de creditação das Unidades Curriculares realizadas.

 

b-learning
Acreditado por: 3 ano(s) em
07/02/2023

Consultar relatórios em www.a3es.pt

Número: .
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: .
Data:
07/02/2023
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
FARMACOEPIDEMIOLOGIA 1º Semestre 4.0
FARMACOTERAPIA DAS DOENÇAS CRÓNICAS I 1º Semestre 6.5
FARMACOTERAPIA DE NÃO PRESCRIÇÃO 1º Semestre 6.5
FARMACOTERAPIA DAS DOENÇAS CRÓNICAS II 2º Semestre 6.5
FARMACOTERAPIA EM POPULAÇÕES ESPECIAIS 2º Semestre 6.5
Não aplicável

- Graduados em Farmácia ou Ciências Farmacêuticas ou equivalente legal; - Graduados em áreas da Ciências da Vida ou da Saúde, cujo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base; - Outros profissionais detentores de currículo académico, científico e/ou profissional relevante para o curso em questão. - Profissionais da área da Farmácia e outros profissionais que pretendam atualizar e aprofundar o seu conhecimento na área da Farmacoterapia.

Combined Shape

Navigation