Entrada > Ensino > CURSOS > MESTRADOS > ISEP > Mestrado em Energias Sustentáveis

Mestrado em Energias Sustentáveis

O setor da energia está em plena expansão e transformação, abrindo novas oportunidades de negócio à escala global. Nos próximos anos, projetos inovadores nas áreas das energias renováveis, redes ...

O setor da energia está em plena expansão e transformação, abrindo novas oportunidades de negócio à escala global.

Nos próximos anos, projetos inovadores nas áreas das energias renováveis, redes inteligentes, segurança energética e eficiência serão motores da transição energética. Seja no contexto industrial, urbano ou residencial, o futuro da energia será cada vez mais orientado para a sustentabilidade e para soluções integradas de elevada performance técnica e ambiental.

 

Sabias que o Mestrado em Energias Sustentáveis:

- Forma Engenheiros que contribuem para a missão do curso: Implementação da Transição Energética e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

- Oferece uma Especialização em Energias Sustentáveis e que permite aceder à Especialização de Sustentabilidade dada pela Ordem dos Engenheiros, e às outras Especializações em função do percurso individual (académico e profissional).

- Oferece uma formação transversal e interdisciplinar em várias especialidades de Engenharia que existem na Ordem dos Engenheiros: Mecânica; Eletrotécnica; Química e Biológica;  Civil; Geológica e de Minas; Ambiente.

- Oferece competências específicas em 25% de ECTS de carácter optativo, permitindo desenhar um perfil de curso individualizado. - São oferecidas 21UCs optativas nos primeiros 3 semestres das quais o estudante seleciona 5. 

- Oferece a possibilidade de desenvolver Teses de Mestrado em colaboração com Centros de Investigação ou Estágios curriculares em diversas Empresas cujas atividades se alinham com a missão do curso.

- Recebe estudantes de origem nacional e internacional.

- Permite o acesso de várias formações académicas de 1ºCiclo.

 

Horário

Segunda a  Sexta, 18:10-23:30.

(Horário diurno poderá abrir, caso exista número suficiente de estudantes para abrir uma turma diurna)

 

Diurno
Número: M331
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: 6479/2010
Data:
12/04/2010
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Ambiente, Sustentabilidade e Recursos Naturais 1º Semestre 6.0
Energias Renováveis 1 1º Semestre 6.0
Fenómenos de Transferência 1º Semestre 6.0
Sistemas de Controlo Dinâmico 1º Semestre 6.0
Combustão (opcional) 1º Semestre 6.0
Edificações Sustentáveis (opcional) 1º Semestre 6.0
Laboratório de Produção e Caraterização de Biocombustíveis (opcional) 1º Semestre 6.0
Planeamento e Ordenamento do Território (opcional) 1º Semestre 6.0
Sistemas Eléctricos de Energia (opcional) 1º Semestre 6.0
Energias Renováveis 2 2º Semestre 6.0
Gestão e Avaliação do Impacto Ambiental 2º Semestre 6.0
Sistemas de Conversão de Energia 2º Semestre 6.0
Laboratório de Geotecnologias Ambientais (opcional) 2º Semestre 6.0
Mecânica dos Fluidos Industrial (opcional) 2º Semestre 6.0
Modelação e Integração de Processos (opcional) 2º Semestre 6.0
Produção Distribuída de Energia (opcional) 2º Semestre 6.0
Sistemas Motrizes de Veículos (opcional) 2º Semestre 6.0
Tecnologia da Construção e Eficiência Energética em Edifícios (opcional) 2º Semestre 6.0
Tratamento de Resíduos e Efluentes (opcional) 2º Semestre 6.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Análise de Projetos de Investimento de Energia e Ambiente 1º Semestre 6.0
Automação e Controlo para a Sustentabilidade 1º Semestre 6.0
Metodologias de Investigação e Projeto 1º Semestre 6.0
Climatização (opcional) 1º Semestre 6.0
Empreendedorismo e Inovação Empresarial (opcional) 1º Semestre 6.0
Gestão de Projetos (opcional) 1º Semestre 6.0
Mecânica de Fluidos Computacional (opcional) 1º Semestre 6.0
Mercados de Energia (opcional) 1º Semestre 6.0
Optimização de Sistemas de Energia (opcional) 1º Semestre 6.0
Utilização Racional de Energia (opcional) 1º Semestre 6.0
Dissertação / Projeto / Estágio 2º Semestre 30.0
Saídas profissionais: Atividade profissional em ambiente empresarial ou no seio de grupos de investigação, em diversas áreas, tais como: Sistemas de energia eólica e solar Eficiência energética em edifícios e na iluminação pública Qualidade da energia Produção sustentável e utilização de biocombustíveis nos transportes   Taxa de empregabilidade: 96,7%

Quem pode candidatar-se ao mestrado: Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal  (*1) ; Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente a este processo; Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da escola  (*2) ; Detentores de um currículo escolar, científico e profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste  ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da escola  (*2) . (*1) Conforme edital, os finalistas de licenciaturas podem concorrer, sujeitos a admissão condicional, devendo apresentar prova de conclusão da licenciatura impreterivelmente até ao último dia do prazo para matrícula/inscrição da fase à qual se candidataram, sob pena de exclusão da mesma.  (*2) Os candidatos nestas condições devem solicitar antecipadamente este reconhecimento. Mais informações sobre o processo disponíveis  aqui . Pode ainda contactar a  Divisão Académica do ISEP   ou a direção do Mestrado.       Sessão de Informação sobre o Mestrado em Energias Sustentáveis   Convidamos a participar na sessão de informação online sobre o Mestrado em Energias Sustentáveis. Esta é uma excelente oportunidade para conhecer o Plano de Estudos e esclarecer questões. Data:  30 de Junho 2025  Horário: 19:00 (sessão em Inglês) Plataforma:  Online - link Junte-se a nós e aprenda como contribuir para um futuro energético mais sustentável!   Consulte aqui o  Edital  de Abertura do Concurso 2025/2026. Mapa de  vagas disponíveis para a 2.ª Fase Mapa de  vagas disponíveis para a 3.ª Fase   Datas de Candidaturas 2025/2026:   1.ª Fase - 16 de Junho a 3 de Julho de 2025 2.ª Fase - 30 de Julho a 30 de Agosto de 2025 3.ª Fase - 24 a 30 de Setembro de 2025 (As segunda e terceira fases abrem mediante a disponibilidade de vagas resultantes das fases anteriores) Resultados Consulte  www.isep.pt/mestrados . Os candidatos colocados devem realizar a matrícula até ao prazo indicado no Aviso Público Edital de Abertura do Concurso.   Propinas (2025/2026) :  Estudantes nacionais: 950€/ano Estudantes internacionais: 4500€/ano (possibilidade de desconto para os nacionais de um estado membro da CPLP) Possibilidade de pagamento faseado e de frequência em regime a tempo parcial para todos os estudantes Contactos Divisão Académica info-sa@isep.ipp.pt (+351) 228 340 500

Combined Shape

Navigation