Entrada > Ensino > CURSOS > mestrados > ISEP > Mestrado em Engenharia Mecânica - Materiais e Tecnologias de Fabrico

Mestrado em Engenharia Mecânica - Materiais e Tecnologias de Fabrico

A Engenharia Mecânica está na base do desenvolvimento de diversos componentes utilizados no dia-a-dia. Tudo o que envolve tecnologia para a produção de materiais, projeto e os prórpios processos de fabrico para a manufatura de produtos, está relacionado com a Engenharia Mecânica. Sendo uma área tão abrangente, está dividida em quatro vertentes principais: o projeto estrutural, os sistemas energéticos, a gestão industrial e os materiais e tecnologias de fabrico.

 

Porquê escolher este mestrado?

Integra um plano com uma forte vertente prática e laboratorial.

Promove uma rápida integração no mercado de trabalho, pela forte ligação com o tecido empresarial, permitindo ao aluno realizar um estágio numa empresa de referência. 

Aposta na internacionalização, através do estabelecimento de uma especialização com turmas em Inglês e do estabelecimento de acordos de Dupla Titulação com Universidades de outros países, assim como o envio de estudantes do Mestrado em Engenharia Mecânica para outros países, através do Programa ERASMUS.

Oferece a possibilidade de realizar uma dissertação com aplicação prática ao mercado de trabalho ou a realização de um trabalho de investigação científica, numa vertente mais ligada à ciência.

 

Horário:

Diurno/Pós-Laboral 

 

Diurno
Acreditado por: 9/30/2019 em
01/10/2016

Consultar relatórios em www.a3es.pt

Número: 6361
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: 13843/2011
Data:
14/10/2011
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Caracterização de Materiais 1º Semestre 6.0
Materiais Compósitos 1º Semestre 6.0
Processos Avançados de Fabrico 1º Semestre 6.0
Seleção de Materiais e Processos de Fabrico 1º Semestre 6.0
Tribologia 1º Semestre 6.0
Degradação e Proteção de Superfícies 2º Semestre 6.0
Fiabilidade e Manutenção 2º Semestre 6.0
Planeamento e Programação da Produção 2º Semestre 6.0
Processos de Ligação 2º Semestre 6.0
Automatismos e Controlo Industrial (opcional) 2º Semestre 6.0
Produção Assistida por Computador (opcional) 2º Semestre 6.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Análise e Gestão de Projetos de Investimento 1º Semestre 6.0
Metodologias de Investigação e Planeamento 1º Semestre 6.0
Preparação de Trabalho 1º Semestre 6.0
Técnicas de Diagnóstico de Avarias 1º Semestre 6.0
Gestão dos Aprovisionamentos (opcional) 1º Semestre 6.0
Técnicas e Ferramentas da Qualidade (opcional) 1º Semestre 6.0
Dissertação / Projeto / Estágio 2º Semestre 30.0
  • Saídas profissionais: Profissão de engenheiro reconhecida a nível europeu (selo de qualidade EUR-ACE). Projeto de equipamentos industriais
  • Projeto de estruturas
  • Automatização e robotização de sistemas
  • Projeto de redes de fluidos, ventilação e ar condicionado
  • Auditorias energéticas
  • Manutenção de edifícios industriais e de serviços (Hospitais, Centros Comerciais)
  • Desenvolvimento de novos produtos
  • Planeamento e controlo/gestão da produção
  • Otimização de processos e operações
  • Seleção e otimização de processos de fabrico
  • Análise e melhoria contínua de processos de fabrico
  • Investigação e Desenvolvimento.   Taxa de empregabilidade: 99,7%

Quem pode candidatar-se ao mestrado: Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal (*1) ; T itulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente a este processo; Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da escola (*2) ; Detentores de um currículo escolar, científico e profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da escola (*2) . (*1) Conforme edital, os finalistas de licenciaturas podem concorrer, sujeitos a admissão condicional, devendo apresentar prova de conclusão da licenciatura impreterivelmente até ao último dia do prazo para matrícula/inscrição da fase à qual se candidataram, sob pena de exclusão da mesma.  (*2) Os candidatos nestas condições devem solicitar antecipadamente este reconhecimento. Mais informações sobre o processo disponíveis aqui . Pode ainda contactar a Divisão Académica do ISEP   ou a direção do Mestrado.   Consulte aqui o edital .   Propinas (2023/2024):  Estudantes nacionais: a definir (950€/ano em 2022/2023) Estudantes internacionais: a definir (4500€/ano em 2022/2023) (possibilidade de desconto para os nacionais de um estado membro da CPLP) (Possibilidade de pagamento faseado e de frequência em regime parcial)   Datas de Candidatura: 1.ª Fase - 12 de junho a 7 de julho de 2023 2.ª Fase - 21 de agosto a 1 de setembro de 2023 - Vagas 2ª fase 3.ª Fase - 27 de setembro a 6 de outubro de 2023 (As segunda e terceira fases abrem mediante a disponibilidade de vagas resultantes das fases anteriores)