Entrada > Ensino > CURSOS > mestrados > ISEP > Mestrado em Engenharia Civil - Infraestruturas

Mestrado em Engenharia Civil - Infraestruturas

Mestrado: 2 anos ( 120 unidades ECTS ) A concretização do programa Portugal 2020 e do Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas perspetiva uma renovada importância da engenharia civil. Cruciais para o sucesso destas agendas de modernização, os engenheiros civis vão aplicar novas ferramentas e metodologias na concretização de projetos sustentáveis de construção e revitalização. Com o mestrado em Engenharia Civil, o ISEP especializa profissionais com competências avançadas ao nível de projeto, gestão de empreendimentos e conservação e reabilitação do património. Os candidatos podem optar entre quatro ramos opcionais: construções, estruturas, gestão da construção e infraestruturas. O curso presta especial atenção à utilização de novas tecnologias, materiais e técnicas de construção. Para reforçar a aplicação de conhecimentos, os mestrandos são desafiados a resolver estudos de caso e podem aproveitar entre mais de 50 parcerias empresariais para desenvolver o projeto final de curso em organizações como a Sociedade de Reabilitação Urbana, DST ou Águas do Douro e Paiva. Recentemente, finalistas do mestrado apresentaram estudos de análise numérica e experimental do comportamento de obras de arte, sobre a aplicação de metodologias BIM 4D e 5D, de aplicação de geossintéticos em estruturas geotécnicas e de otimização com recurso a redes neuronais. Estes trabalhos têm merecido o reconhecimento nacional e internacional, destacando-se a atribuição dos prémios SIKA 2011 e WEX 2015. Grau conferido Mestre em Engenharia Civil (A conclusão com aproveitamento da componente curricular confere direito a certificado de pós-graduação.) Horário Opção de escolha entre horário diurno e pós-laboral. Diurno: segunda a sexta-feira, 16:10-20:00. Pós-laboral: segunda a sexta-feira, 18:10-23:30. Parcerias ? Nos últimos anos, finalistas do mestrado em Engenharia Civil desenvolveram o projeto final de curso em empresas como a Porto Vivo - SRU , Newton, DST , Efacec , SOPSEC , SIMRIA , Águas do Douro Paiva , Iperplano , Noraqua , Agência Portuguesa do Ambiente , entre outros. ? Protocolo de dupla titulação com a Universidade Presbiteriana Mackenzie .

 

Diurno
Número: 9569
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: 17643/2011
Data:
30/12/2011
Unidade Ano Período
Construções de Aço e Mistas 1 1º Semestre
Gestão de Empreendimentos 1 1º Semestre
Hidráulica Urbana 1 1º Semestre
Matemática Aplicada 1 1º Semestre
Mecânica dos Solos Aplicada 1 1º Semestre
Conservação e Reabilitação de Edifícios 1 2º Semestre
Estruturas Pré-esforçadas 1 2º Semestre
Fundações e Estruturas de Suporte 1 2º Semestre
Infraestruturas de Transportes 1 2º Semestre
Tecnologia de Fachadas 1 2º Semestre
Gestão de Tráfego e Sinalização 2 1º Semestre
Pavimentos Rodoviários e Aeroportuários 2 1º Semestre
Referenciais Terrestres e Cartografia 2 1º Semestre
Trabalho Preparatório e Conceção 2 1º Semestre
Trabalhos Fluviais e Marítimos 2 1º Semestre
Dissertação / Projecto / Estágio 2 2º Semestre

As candidaturas aos mestrados realizam-se exclusivamente por meio digital em https://www.isep.ipp.pt/isep/registration , através do preenchimento do formulário de candidatura e anexação dos seguintes documentos: a) Bilhete de identidade, cartão do cidadão, passaporte ou documento equivalente no país de origem b) Certificados de habilitações literárias; c) Currículo profissional e académico do candidato; d) Outros documentos que o candidato entenda relevantes para apreciação da sua candidatura. Podem candidatar-se aos mestrados • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal; • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente a este processo; • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico‐Científico da escola; • Detentores de um currículo escolar, científico e profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico‐Científico da escola. Os estudantes que concluíram um ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado no Instituto Politécnico do Porto no ano letivo imediatamente anterior têm vaga assegurada no mestrado da área científica da licenciatura ou afim, concorrendo através de contingente próprio, através do portal do ISEP, no período normal de inscrições.   Métodos de seleção Os candidatos serão selecionados por um júri, tendo em consideração os seguintes aspetos: a) Currículo académico b) Currículo científico c) Currículo profissional   Datas de candidatura aos mestrados ( edital ) 1ª fase: junho 2ª fase: agosto 3ª fase: setembro (A segunda e terceira fase abrem mediante a disponibilidade de vagas resultantes da fase anterior.) PROPINAS €950/ano Possibilidade de pagamento faseado e de frequência em regime parcial. Para mais informações sobre datas e requisitos de candidatura, por favor contacte a nossa Divisão Académica: info-sa@isep.ipp.pt / 228 340 500.

A informação disponibilizada nesta página não dispensa a consulta do Website de acesso ao ensino superior do Ministério da Ciência e Educação - http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso/