Entrada > Ensino > CURSOS > mestrados > ISCAP > MESTRADO EM INTERCULTURAL STUDIES FOR BUSINESS

MESTRADO EM INTERCULTURAL STUDIES FOR BUSINESS

O Mestrado em Intercultural Studies for Business é um curso pioneiro no panorama do ensino superior português, tendo por isso obtido a aprovação incondicional por 6 anos da agência de acreditação A3Es.

Com um corpo docente altamente especializado, o Mestrado abre novos horizontes de formação, com disciplinas como Língua e Cultura Chinesa (Mandarim) e Árabe para Negócios, Cultura e Desenvolvimento, Relações Económicas Interculturais, Empreendedorismo em Cultura, Tecnologias de Comunicação Intercultural e Cultura de matriz Inglesa, Francesa, Alemã e Espanhola para Negócios.

O curso é integralmente leccionado em Inglês, possibilitando empregabilidade e mobilidade internacional acrescidas. Os alunos podem optar por um duplo diploma com o Mestrado em Languages and Intercultural Management da Université d’Artois, França, ou com o Mestrado em Intercultural Management do ISIT – Institut de Management et de Communication Interculturels, em Paris. O mestrado tem um protocolo de mobilidade ERASMUS específico com a University of Applied Sciences, RheinAhrCampus, Alemanha, e cinco protocolos para doutoramentos nas Universidade de Vigo, Santiago de Compostela e Salamanca.

O curso oferece protocolos de estágio com a Incubit Business Consulting & Entrepreneurship, Alto Comissariado para as Migrações, Associação Nacional de Empresárias, grupo editorial Vida Económica EDUCOACH Education and Social Innovation, Sinerconsult, Eligent Club London e outros parceiros europeus.

Os diplomados estão aptos a utilizar técnicas e conhecimentos interdisciplinares para facilitar a implementação de projetos internacionais, identificar e dar resposta às necessidades de diversos âmbitos culturais, melhorar a comunicação entre diferentes culturas empresariais e lidar eficazmente com situações interculturais, apoiando a integração e o crescimento. Estão também capacitados para desenvolver projetos empresariais sustentáveis e culturalmente conscientes, e desenvolver investigação científica com uma sólida base prática, técnica e teórica.

Embora o inglês seja a língua de trabalho do curso, a componente linguística NÃO está sob avaliação (exceto em língua e cultura árabe/chinesa). O francês, o espanhol e o alemão são utilizados nas respetivas unidades curriculares, com um nível de proficiência a negociar com o grupo.

Contactar a diretora de curso, Professor Clara Sarmento, em: 

dir-curso.misb@iscap.ipp.pt e clarasarmento@gmail.com 

Facebook e LinkedIn: MA in Intercultural Studies for Business

 

Pós-Laboral
Número: R/A-Cr 9/2016
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: 4157/2016 (2ª Série)
Data:
22/03/2016
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
CULTURA E DESENVOLVIMENTO I 1º Semestre 6.0
CULTURA INGLESA PARA NEGÓCIOS I 1º Semestre 6.0
RELAÇÕES ECONÓMICAS INTERCULTURAIS 1º Semestre 8.0
CULTURA ALEMÃ PARA NEGÓCIOS I (opcional) 1º Semestre 5.0
CULTURA ESPANHOLA PARA NEGÓCIOS I (opcional) 1º Semestre 5.0
CULTURA FRANCESA PARA NEGÓCIOS I (opcional) 1º Semestre 5.0
LÍNGUA E CULTURA ÁRABE PARA NEGÓCIOS I (opcional) 1º Semestre 5.0
LÍNGUA E CULTURA CHINESA (MANDARIM) PARA NEGÓCIOS I (opcional) 1º Semestre 5.0
CULTURA E DESENVOLVIMENTO II 2º Semestre 6.0
CULTURA INGLESA PARA NEGÓCIOS II 2º Semestre 6.0
EMPREENDEDORISMO EM CULTURA 2º Semestre 8.0
LÍNGUA E CULTURA ÁRABE PARA NEGÓCIOS II (opcional) 2º Semestre 5.0
LÍNGUA E CULTURA CHINESA (MANDARIM) PARA NEGÓCIOS II (opcional) 2º Semestre 5.0
CULTURA ALEMÃ PARA NEGÓCIOS II (opcional) 2º Semestre 5.0
CULTURA ESPANHOLA PARA NEGÓCIOS II (opcional) 2º Semestre 5.0
CULTURA FRANCESA PARA NEGÓCIOS II (opcional) 2º Semestre 5.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
CULTURA INGLESA PARA NEGÓCIOS III 1º Semestre 6.0
METODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO 1º Semestre 6.0
TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL 1º Semestre 6.0
LÍNGUA E CULTURA ÁRABE PARA NEGÓCIOS III (opcional) 1º Semestre 6.0
LÍNGUA E CULTURA CHINESA (MANDARIM) PARA NEGÓCIOS III (opcional) 1º Semestre 6.0
CULTURA ALEMÃ PARA NEGÓCIOS III (opcional) 1º Semestre 6.0
CULTURA ESPANHOLA PARA NEGÓCIOS III (opcional) 1º Semestre 6.0
CULTURA FRANCESA PARA NEGÓCIOS III (opcional) 1º Semestre 6.0
DISSERTAÇÃO (opcional) 2º Semestre 30.0
DISSERTAÇÃO (opcional) 2º Semestre 30.0
ESTÁGIO PROFISSIONAL (opcional) 2º Semestre 30.0
ESTÁGIO PROFISSIONAL (opcional) 2º Semestre 30.0
TRABALHO DE PROJECTO (opcional) 2º Semestre 30.0
TRABALHO DE PROJETO (opcional) 2º Semestre 30.0
  • Algumas possíveis saídas profissionais: Coaching e formação intercultural
  • Comunicação intercultural
  • Consultoria cultural
  • Curadoria
  • Edição
  • Empreendedorismo
  • Gestão de património cultural
  • Gestão de produtos
  • Gestão de projetos internacionais
  • Gestão e comércio internacional
  • Gestão turística e hospitaleira
  • Indústrias criativas
  • Investigação
  • Marketing e publicidade
  • Mediação intercultural
  • ONGs
  • Orgãos de poder local e central
  • Planeamento cultural
  • Relações públicas e internacionais
  • Representação consular
  • Turismo.

Podem candidatar-se: 1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal; 2. Titulares de grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos, organizados de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo; 3. Titulares de um grau académico estrangeiro que seja reconhecido como cumprindo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da Escola que leciona o curso a que o estudante se candidata; 4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da Escola que leciona o curso a que o estudante se candidata; 5. Detentores de proficiência oral e escrita (nível europeu B2) em inglês.