Entrada > Ensino > CURSOS > mestrados > ISCAP > Mestrado em Informação Empresarial (Pós-Laboral)

Mestrado em Informação Empresarial (Pós-Laboral)

O Mestrado em Informação Empresarial (MIE) apresenta-se como uma formação inovadora na área da Ciência da Informação, em Portugal, formando diplomados aptos para exercerem funções de gestores de informação em contexto empresarial.

No contexto atual, o MIE responde ao desafio de promover capacidades de empreendedorismo e inovação, formando diplomados com um perfil sincrético de várias áreas disciplinares, capazes de reconhecer a informação como um valor estratégico essencial à gestão das organizações empresariais. Estes diplomados estarão aptos para promover a optimização dos processos associados à criação e uso da informação, apoiando a performance da empresa.

Considerando a informação como um elemento transversal em qualquer organização, o Mestrado em Informação Empresarial apresenta interesse para estudantes e profissionais de campos muito diversificados.

Assim, destina-se a atuais ou a futuros profissionais das áreas da Ciência da Informação, da Comunicação Organizacional, da Gestão, da Assessoria e Secretariado, da Informática de Gestão, do Marketing e dos Recursos Humanos, entre outras.

 

Pós-Laboral
N.º Despacho/Portaria: Despacho n.º 13402/2012 (2.ª série)
Unidade Ano Período
Comportamento Organizacional 1 1º Semestre
Gestão Estratégica das Organizações 1 1º Semestre
Economia e Serviços de Informação 1 1º Semestre
Planeamento de Sistemas de Informação 1 1º Semestre
Processos e Recursos de Informação Empresarial 1 1º Semestre
Inovação e Empreendedorismo 1 1º Semestre
Práticas Informacionais em Contexto Organizacional 1 2º Semestre
Negócio Electrónico e Segurança 1 2º Semestre
Investigação em Recuperação da Informação 1 2º Semestre
Gestão do Conhecimento 1 2º Semestre
Sistemas de Apoio à Decisão 1 2º Semestre
Metodologia e Projecto de Investigação em Informação 2 1º Semestre
Dissertação/projecto/estágio 2 Anual
  • O MIE proporciona competências profissionais para o exercício de funções de nível 4 correspondentes ao perfil do Perito de Informação e Documentação, conforme estipulado no Euro-Referencial I-D (2005).
  • Os diplomados do MIE estarão aptos para desempenharem funções relacionadas com a gestão da informação em ambiente empresarial, incluindo pequenas e médias empresas ou grandes grupos económicos.
  • Poderão desempenhar funções relacionadas com a definição e aplicação de estratégias de pesquisa, tratamento e distribuição da informação, a análise orgânico-funcional, a racionalização de procedimentos organizacionais ou a concepção de um sistema de informação capaz de responder às necessidades globais da organização.
  • O empreendedorismo na área do desenvolvimento de produtos e serviços de informação é outra das saídas profissionais fomentadas no MIE.

Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre os:

a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;

b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da Escola;

d) Detentores de um currículo escolar, científico e/ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da Escola.

Admitem-se candidatos das seguintes áreas: Ciência da Informação, Comunicação Organizacional, Gestão, Assessoria e Secretariado, Informática de Gestão, Marketing e Recursos Humanos, entre outras.