A Terapia da Fala é uma profissão autónoma, que aborda as perturbações da comunicação humana, deglutição e funções associadas. Os terapeutas da fala podem integrar equipas educativas de crianças e jovens, equipas de reabilitação para crianças e/ou adultos, e vários outros contextos de trabalho, encontrando desafios complexos ao longo de toda a sua carreira. O mestrado em Terapia da Fala procura responder à vontade de um conhecimento mais sólido e reflexivo, manifestada por terapeutas da fala motivados para a sua progressão profissional e académica.
O mestrado existe na ESS-P.Porto desde 2017 e foi revisto em 2024/25 para responder a novos desafios profissionais e adotar um modelo pedagógico em b-learning, mais flexível e ajustado às necessidades de trabalhadores-estudantes. Tem a duração de 2 anos, sendo o primeiro dedicado à componente curricular e o segundo à investigação aplicada. Neste plano de estudos há um claro investimento no desenvolvimento de práticas profissionais reflexivas e centradas na evidência, bem como de práticas centradas na família e abordagens colaborativas, reforçando os paradigmas defendidos pela OMS e pelas associações científicas e profissionais da área a nível nacional e internacional. Estão ainda presentes temas inovadores como gestão de projetos, atividades multimédia e telessaúde em terapia da fala. Este mestrado é ainda caracterizado por uma forte componente versátil (20 ECTS), pelo que as 3 disciplinas optativas de especialidade são determinadas anualmente, de acordo com o perfil e escolhas de cada turma. É ainda possível aos estudantes selecionar unidade curricular do seu interesse de outros cursos de nível pós-graduação existentes na ESS.
No 2º ano (60 ECTS) o estudante dedica-se integralmente a desenvolver e apresentar a sua Dissertação. Estudantes que pretendam iniciar ou reorientar a sua prática profissional podem ainda beneficiar das modalidades de Relatório de estágio ou Projeto. Durante o ano os estudantes beneficiam de orientação, aulas de apoio e apresentações periódicas do percurso de investigação realizado. A investigação será realizada no âmbito das linhas de investigação definidas pela ESS, promovendo-se a integração em Centros de Investigação associados e/ou interação com Universidades estrangeiras e outros grupos de investigação. A mobilidade internacional é, sempre que possível, estimulada no sentido de aumentar as experiências do estudante e diversificar o seu perfil de competências profissionais.
Consultar relatórios em https://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/terapia-da-fala-22
1º Ano | ||
---|---|---|
Unidade curricular | Período | ECTS |
GESTÃO DE PROJETOS EM TERAPIA DA FALA | 1º Semestre | 5.0 |
METODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO | 1º Semestre | 10.0 |
PRÁTICAS CENTRADA NA FAMÍLIA | 1º Semestre | 5.0 |
SEMINÁRIOS EM CIÊNCIAS DA FALA, LINGUAGEM E AUDIÇÃO | 1º Semestre | 5.0 |
PROJETO DE INVESTIGAÇÃO EM TERAPIA DA FALA | 2º Semestre | 5.0 |
COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA EM TERAPIA DA FALA (opcional) | 2º Semestre | 5.0 |
PRÁTICA BASEADA NA EVIDÊNCIA EM MOTRICIDADE OROFACIAL (opcional) | 2º Semestre | 5.0 |
PROJETO DE SEMINÁRIO EM SAÚDE/PROJECT SEMINAR IN HEALTH (opcional) | 2º Semestre | 5.0 |
PRÁTICAS AVANÇADAS EM COMUNICAÇÃO (opcional) | 2º Semestre | 5.0 |
PRÁTICAS AVANÇADAS EM DISFAGIA (opcional) | 2º Semestre | 5.0 |
PRÁTICAS AVANÇADAS EM FLUÊNCIA (opcional) | 2º Semestre | 5.0 |
PRÁTICAS AVANÇADAS EM LEITURA E ESCRITA (opcional) | 2º Semestre | 5.0 |
PRÁTICAS AVANÇADAS EM LINGUAGEM NA CRIANÇA (opcional) | 2º Semestre | 5.0 |
PRÁTICAS AVANÇADAS EM LINGUAGEM NO ADULTO (opcional) | 2º Semestre | 5.0 |
PRÁTICAS AVANÇADAS EM MOTRICIDADE OROFACIAL (opcional) | 2º Semestre | 5.0 |
PRÁTICAS AVANÇADAS EM PERTURBAÇÕES DOS SONS DA FALA (opcional) | 2º Semestre | 5.0 |
PRÁTICAS AVANÇADAS EM VOZ (opcional) | 2º Semestre | 5.0 |
2º Ano | ||
Unidade curricular | Período | ECTS |
DISSERTAÇÃO/ PROJETO/ RELATÓRIO DE ESTÁGIO | Anual | 60.0 |