O Mestrado em Design evoca três eixos fundamentais da prática projetual: a experiência laboratorial, a autoria e a inovação.
Através de estratégias pedagógicas que incentivem a maturação de competências de investigação, os estudantes terão acesso a propostas multidisciplinares onde desenvolvem tanto o sentido autoral, quanto a compreensão abrangente das etapas do design: pesquisa, conceção e execução. Compreendendo o papel do design na sociedade contemporânea, o programa valoriza parcerias institucionais e industriais, além de promover uma abordagem sustentável e ética, incentivando soluções criativas com impacto positivo na sociedade.
A seleção dos estudantes para este ciclo é baseada na análise curricular e portfólio dos candidatos. Com instalações, oficinas e equipamentos tecnológicos atuais, o mestrado tem como objetivo principal promover a reflexão sobre a dimensão projetual do artefacto de design. Destacando o conjunto de mediações transversais a diversas áreas do conhecimento, procura-se consolidar a aquisição de competências criativas, analíticas e discursivas essenciais para formar estudantes interventivos, com consciência crítica, cultural e social.
Consultar relatórios em https://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/design-48
1º Ano | ||
---|---|---|
Unidade curricular | Período | ECTS |
Laboratório Digital | 1º Semestre | 5.0 |
Projeto de Design Pessoal | 1º Semestre | 10.0 |
Projeto I | 1º Semestre | 10.0 |
Teoria e Crítica do Design I | 1º Semestre | 5.0 |
Metodologias de Investigação em Design | 2º Semestre | 5.0 |
Projeto II | 2º Semestre | 20.0 |
Teoria e Crítica do Design II | 2º Semestre | 5.0 |
2º Ano | ||
Unidade curricular | Período | ECTS |
Projeto/Dissertação/Estágio | Anual | 60.0 |
Titulares de Licenciatura organizada em 180 ECTS ou equivalente legal; Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico; Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos; Titulares de Licenciatura Bietápica ou Licenciatura organizada em 300 ECTS ou equivalente legal.