Entrada > Ensino > CURSOS > Mestrado > ESE > Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico - Plano 1

Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico - Plano 1

O Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemáticas e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico constitui uma proposta formativa que confere a habilitação profissional ...

O Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemáticas e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico constitui uma proposta formativa que confere a habilitação profissional legalmente necessária ao exercício da docência ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico e do 2.º Ciclo do Ensino Básico de Matemática e Ciências Naturais, de acordo com o Regime jurídico da habilitação profissional para a docência descrito no Decreto-Lei n.º 79/2014. Este Ciclo de Estudos dá continuidade à formação obtida na Licenciatura em Educação Básica, formando professores com um perfil integrado para o primeiro ciclo do Ensino Básico e especializados em ensino de Ciências Naturais e de Matemática, para o 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este mestrado forma profissionais altamente qualificados, nas suas dimensões científica, cultural, didática e tecnológica, para a investigação e para a extensão/intervenção na comunidade, assentando na solida experiência da ESE P.Porto na formação de professores.

Durante o ciclo de estudos pretende-se proporcionar o domínio dos instrumentos teóricos e práticos que habilitem os futuros professores a promover o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, valorizando a individualidade e a diversidade. São também potenciadas as capacidades investigativas como estratégia de desenvolvimento profissional, fomentando a reflexão, a inovação e a investigação aplicada tendo em vista intervenções didáticas que valorizem os processos de ensino e de aprendizagem. Pretende-se assim, não só contribuir para a qualificação profissional especializada no domínio da literacia científica e do ensino das Ciências Naturais e da Matemática, mas também desenvolver um posicionamento crítico e uma atuação ética no desempenho profissional em diversos níveis de autonomia e responsabilidade em situações e contextos diversificados.

 

Diurno
144 Formação de professores do ensino básico (1.º e 2.º ciclos)
Número: R/A-CR210/2015
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: 10117/2015
Data:
08/09/2015
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Álgebra e Conexões Matemáticas Semestral 6.0
Ciências da Vida e do Ambiente Semestral 6.0
Ciências Físicas Semestral 4.0
Currículo, Organização Escolar e Inclusão Semestral 6.0
Desenvolvimento do Pensamento Geométrico Semestral 4.0
Didática da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico Semestral 5.0
Didática da Matemática no 2.º Ciclo do Ensino Básico I Semestral 3.5
Didática das Ciências Naturais e Humanas no 1.º Ciclo do Ensino Semestral 5.0
Didática das Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico I Semestral 3.5
Didática das Expressões Semestral 4.0
Didática do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico Semestral 5.0
Estudos Linguísticos e Culturais Semestral 4.0
Expressões Semestral 4.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Prática de Ensino Supervisionada Anual 49.0
Didática da Matemática no 2.º Ciclo do Ensino Básico II Semestral 3.5
Didática das Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico II Semestral 3.5
Investigação em Educação Semestral 4.0
Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e Professor de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, nos grupos de recrutamento: 110 e 230

As condições gerais de admissão ao curso são as que estão determinadas no Regulamento Geral dos Cursos (RGC), sendo estabelecidas condições adicionais, de acordo com o artigo 18.º do Decreto-Lei 79/2014 de 14 de maio, nomeadamente: Ser titular do grau de Licenciatura em Educação Básica; Ter o comprovativo da prova em Língua Portuguesa. As condições aqui descritas não substituem a consulta dos documentos legais em vigor.

Combined Shape

Navigation