A licenciatura em Comércio Internacional insere-se no âmbito das ciências empresariais e tem como objetivos fundamentais assegurar a formação e preparação de profissionais com competências para atuar nas diferentes áreas funcionais das empresas e organizações.
O plano de estudos, de natureza multidisciplinar, combina e engloba um conjunto de conhecimentos técnicos e científicos (ao nível da gestão e organização, economia, marketing e vendas, direito) e instrumentos analíticos e de apoio à decisão (no âmbito das técnicas de comércio internacional, logística, estatística, tecnologias de informação e comunicação, comércio eletrónico) permitindo aos futuros profissionais o desenvolvimento de competências técnicas e específicas necessárias para compreender e analisar as dinâmicas e condicionantes das várias áreas de negócio das empresas e organizações. Adicionalmente, a formação visa capacitar os profissionais para tomar decisões informadas num contexto diversificado e num mercado global altamente competitivo, contribuindo para a competitividade, o desenvolvimento económico e o progresso social, do país e da região onde se insere.
Diretora de curso: Raquel Susana da Costa Pereira
Acreditação do ciclo de estudos: Acreditado por 6 anos.
Consultar processo em https://si.a3es.pt/sia3es/page?stage=ConsultaPublicaProcesso&processID=3517
Registo DGES Número: R/A-Ef 825/2011/AL02 - Data: 25/02/2025
Consultar relatórios em https://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/comercio-internacional-2
1º Ano | ||
---|---|---|
Unidade curricular | Período | ECTS |
ECONOMIA DA EMPRESA | 1º Semestre | 6.0 |
MATEMÁTICA DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS I | 1º Semestre | 4.0 |
NOÇÕES DE DIREITO CIVIL E COMERCIAL | 1º Semestre | 5.0 |
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE EMPRESAS | 1º Semestre | 5.0 |
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIAS APLICADAS | 1º Semestre | 4.0 |
TÉCNICAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL I | 1º Semestre | 6.0 |
ECONOMIA PORTUGUESA E EUROPEIA | 2º Semestre | 6.0 |
FUNDAMENTOS DE MACROECONOMIA | 2º Semestre | 6.0 |
INGLÊS DE NEGÓCIOS I | 2º Semestre | 4.0 |
MATEMÁTICA DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS II | 2º Semestre | 4.0 |
TÉCNICAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL II | 2º Semestre | 6.0 |
CONTABILIDADE DE GESTÃO (opcional) | 2º Semestre | 4.0 |
ELEMENTOS DE CONTABILIDADE FINANCEIRA (opcional) | 2º Semestre | 4.0 |
2º Ano | ||
Unidade curricular | Período | ECTS |
ANALÍTICA E SISTEMAS INTELIGENTES | 1º Semestre | 4.0 |
DIREITO INTERNACIONAL ECONÓMICO | 1º Semestre | 6.0 |
ECONOMIA INTERNACIONAL | 1º Semestre | 6.0 |
INGLÊS DE NEGÓCIOS II | 1º Semestre | 4.0 |
MARKETING | 1º Semestre | 5.0 |
GESTÃO DAS OPERAÇÕES (opcional) | 1º Semestre | 5.0 |
GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DA MARCA (opcional) | 1º Semestre | 5.0 |
AMBIENTE DE NEGÓCIO GLOBAL | 2º Semestre | 6.0 |
ECONOMIA INDUSTRIAL E DIGITAL | 2º Semestre | 5.0 |
ESTATÍSTICA APLICADA | 2º Semestre | 6.0 |
IMPOSTO SOBRE O CONSUMO E DIREITOS ADUANEIROS | 2º Semestre | 5.0 |
INGLÊS DE NEGÓCIOS III | 2º Semestre | 3.0 |
LOGÍSTICA INTERNACIONAL | 2º Semestre | 5.0 |
3º Ano | ||
Unidade curricular | Período | ECTS |
ECONOMIA E CÁLCULO FINANCEIRO | 1º Semestre | 5.0 |
EMPREENDEDORISMO E CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS | 1º Semestre | 5.0 |
ESTRATÉGIAS DE PREÇO E CONTROLE DE GESTÃO | 1º Semestre | 4.0 |
MARKETING DO PONTO DE VENDA | 1º Semestre | 4.0 |
MARKETING INTERNACIONAL | 1º Semestre | 5.0 |
MELHORIA CONTÍNUA E SUSTENTABILIDADE | 1º Semestre | 4.0 |
DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS GRÁFICOS E DIGITAIS (opcional) | 1º Semestre | 4.0 |
OPÇÃO LIVRE (opcional) | 1º Semestre | 3.0 |
COMÉRCIO ELECTRÓNICO | 2º Semestre | 4.0 |
GESTÃO DE VENDAS E NEGÓCIO INTERNACIONAL | 2º Semestre | 5.0 |
GESTÃO E ANÁLISE DE PROJETOS DE INVESTIMENTO | 2º Semestre | 4.0 |
SELEÇÃO E AVALIAÇÃO DE MERCADOS EXTERNOS | 2º Semestre | 5.0 |
ESTÁGIO (opcional) | 2º Semestre | 12.0 |
MONOGRAFIA (opcional) | 2º Semestre | 12.0 |
PROJETO (opcional) | 2º Semestre | 12.0 |
- - Gestão de vendas e equipas de vendas
- - Gestão de departamentos comerciais e de mercados internacionais
- - Técnico/a de alfândegas
- - Acesso à profissão de Despachante Oficial
- - Técnico/a superior para instituições e entidades públicas e privadas (Câmaras de Comércio, Associações Industriais, Comerciais e Empresariais, outros)
- - Técnico/a comercial/vendas
- - Consultor/a nos serviços associados à atuação internacional
- - Gestão de atividades logísticas e transitárias.
PROVAS DE INGRESSO Duas das seguintes provas: 04 - Economia 17 - Matemática Aplicada às Ciências Sociais 18 - Português Nota: A informação disponibilizada nesta página não dispensa a consulta do Guia de Candidatura ao ensino superior da Direção Geral do Ensino Superior
A informação disponibilizada nesta página não dispensa a consulta do Website de acesso ao ensino superior do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - http://www.dges.gov.pt/pt