Entrada > Ensino > CURSOS > LICENCIATURAS > ISCAP > LICENCIATURA EM COMÉRCIO INTERNACIONAL (NOVO PLANO 2025/2026)

LICENCIATURA EM COMÉRCIO INTERNACIONAL (NOVO PLANO 2025/2026)

A licenciatura em Comércio Internacional insere-se no âmbito das ciências empresariais e tem como objetivos fundamentais assegurar a formação e preparação de profissionais com competências para atuar ...

A licenciatura em Comércio Internacional insere-se no âmbito das ciências empresariais e tem como objetivos fundamentais assegurar a formação e preparação de profissionais com competências para atuar nas diferentes áreas funcionais das empresas e organizações.

O plano de estudos, de natureza multidisciplinar, combina e engloba um conjunto de conhecimentos técnicos e científicos (ao nível da gestão e organização, economia, marketing e vendas, direito) e instrumentos analíticos e de apoio à decisão (no âmbito das técnicas de comércio internacional, logística, estatística, tecnologias de informação e comunicação, comércio eletrónico) permitindo aos futuros profissionais o desenvolvimento de competências técnicas e específicas necessárias para compreender e analisar as dinâmicas e condicionantes das várias áreas de negócio das empresas e organizações. Adicionalmente, a formação visa capacitar os profissionais para tomar decisões informadas num contexto diversificado e num mercado global altamente competitivo, contribuindo para a competitividade, o desenvolvimento económico e o progresso social, do país e da região onde se insere.

 

Diretora de curso: Raquel Susana da Costa Pereira

Acreditação do ciclo de estudos: Acreditado por 6 anos. 

Consultar processo em  https://si.a3es.pt/sia3es/page?stage=ConsultaPublicaProcesso&processID=3517

Registo DGES Número: R/A-Ef 825/2011/AL02  - Data: 25/02/2025

 

 

Diurno
Acreditado por: 6 ano(s) em
13/02/2025

Consultar relatórios em https://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/comercio-internacional-2

Número: R/A-Ef 825/2011/AL02
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: 0
Data:
25/02/2025
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
ECONOMIA DA EMPRESA 1º Semestre 6.0
MATEMÁTICA DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS I 1º Semestre 4.0
NOÇÕES DE DIREITO CIVIL E COMERCIAL 1º Semestre 5.0
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE EMPRESAS 1º Semestre 5.0
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIAS APLICADAS 1º Semestre 4.0
TÉCNICAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL I 1º Semestre 6.0
ECONOMIA PORTUGUESA E EUROPEIA 2º Semestre 6.0
FUNDAMENTOS DE MACROECONOMIA 2º Semestre 6.0
INGLÊS DE NEGÓCIOS I 2º Semestre 4.0
MATEMÁTICA DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS II 2º Semestre 4.0
TÉCNICAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL II 2º Semestre 6.0
CONTABILIDADE DE GESTÃO (opcional) 2º Semestre 4.0
ELEMENTOS DE CONTABILIDADE FINANCEIRA (opcional) 2º Semestre 4.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
ANALÍTICA E SISTEMAS INTELIGENTES 1º Semestre 4.0
DIREITO INTERNACIONAL ECONÓMICO 1º Semestre 6.0
ECONOMIA INTERNACIONAL 1º Semestre 6.0
INGLÊS DE NEGÓCIOS II 1º Semestre 4.0
MARKETING 1º Semestre 5.0
GESTÃO DAS OPERAÇÕES (opcional) 1º Semestre 5.0
GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DA MARCA (opcional) 1º Semestre 5.0
AMBIENTE DE NEGÓCIO GLOBAL 2º Semestre 6.0
ECONOMIA INDUSTRIAL E DIGITAL 2º Semestre 5.0
ESTATÍSTICA APLICADA 2º Semestre 6.0
IMPOSTO SOBRE O CONSUMO E DIREITOS ADUANEIROS 2º Semestre 5.0
INGLÊS DE NEGÓCIOS III 2º Semestre 3.0
LOGÍSTICA INTERNACIONAL 2º Semestre 5.0
3º Ano
Unidade curricular Período ECTS
ECONOMIA E CÁLCULO FINANCEIRO 1º Semestre 5.0
EMPREENDEDORISMO E CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS 1º Semestre 5.0
ESTRATÉGIAS DE PREÇO E CONTROLE DE GESTÃO 1º Semestre 4.0
MARKETING DO PONTO DE VENDA 1º Semestre 4.0
MARKETING INTERNACIONAL 1º Semestre 5.0
MELHORIA CONTÍNUA E SUSTENTABILIDADE 1º Semestre 4.0
DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS GRÁFICOS E DIGITAIS (opcional) 1º Semestre 4.0
OPÇÃO LIVRE (opcional) 1º Semestre 3.0
COMÉRCIO ELECTRÓNICO 2º Semestre 4.0
GESTÃO DE VENDAS E NEGÓCIO INTERNACIONAL 2º Semestre 5.0
GESTÃO E ANÁLISE DE PROJETOS DE INVESTIMENTO 2º Semestre 4.0
SELEÇÃO E AVALIAÇÃO DE MERCADOS EXTERNOS 2º Semestre 5.0
ESTÁGIO (opcional) 2º Semestre 12.0
MONOGRAFIA (opcional) 2º Semestre 12.0
PROJETO (opcional) 2º Semestre 12.0
  • - Gestão de vendas e equipas de vendas
  • - Gestão de departamentos comerciais e de mercados internacionais
  • - Técnico/a de alfândegas
  • - Acesso à profissão de Despachante Oficial
  • - Técnico/a superior para instituições e entidades públicas e privadas (Câmaras de Comércio, Associações Industriais, Comerciais e Empresariais, outros)
  • - Técnico/a comercial/vendas
  • - Consultor/a nos serviços associados à atuação internacional
  • - Gestão de atividades logísticas e transitárias.

PROVAS DE INGRESSO Duas das seguintes provas: 04 - Economia 17 - Matemática Aplicada às Ciências Sociais 18 - Português   Nota: A informação disponibilizada nesta página não dispensa a consulta do  Guia de Candidatura ao ensino superior da Direção Geral do Ensino Superior 

A informação disponibilizada nesta página não dispensa a consulta do Website de acesso ao ensino superior do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - http://www.dges.gov.pt/pt

Combined Shape

Navigation