Licenciatura em Multimédia
A Licenciatura em Multimédia assenta numa visão contemporânea e interdisciplinar. Fundindo várias áreas numa interseção que incluí arte, tecnologia, comunicação e cultura, bem como a música, o teatro, o cinema e o audiovisual, numa plataforma de comunicação diferenciadora e inovadora, capaz de produzir, veicular e transmitir conteúdos a partir de diferentes aplicações, plataformas e suportes. Orienta-se numa dimensão artística, criativa e de inovação tecnológica e persegue uma filosofia de conhecimento transversal, promovida pelas várias disciplinas que compõem o curso.
Os estudantes desenvolvem competências conceptuais, artísticas e técnicas específicas, explorando e experimentando formas inovadoras de comunicação com recurso a novas tecnologias de interação. As principais áreas de intervenção do curso são a animação e a modelação 3D, realidade virtual e aumentada, artes digitais, instalações interativas, plataformas web, videojogos, tecnologias multimédia, animação gráfica e video mapping, programação criativa, som digital, produção e realização multimédia em geral.
Neste ciclo de estudos, os estudantes ficam preparados para colaborar em projetos de cruzamento disciplinar em áreas como a música, o teatro, a dança ou o cinema, bem como na produção de conteúdos dinâmicos e interativos para espetáculos ao vivo, exposições e instalações interativas.
1º Ano | ||
---|---|---|
Unidade curricular | Período | ECTS |
Animação I | 1º Semestre | 6.0 |
Fotografia I | 1º Semestre | 5.0 |
Informática Aplicada | 1º Semestre | 6.0 |
Semiótica I | 1º Semestre | 3.0 |
Tecnologias Multimédia | 1º Semestre | 6.0 |
Teoria da Comunicação Multimédia | 1º Semestre | 3.0 |
Design da Comunicação I | 2º Semestre | 4.0 |
Laboratório I | 2º Semestre | 7.0 |
Programação I | 2º Semestre | 7.0 |
Semiótica II | 2º Semestre | 3.0 |
Som I | 2º Semestre | 5.0 |
Vídeo I | 2º Semestre | 5.0 |
2º Ano | ||
Unidade curricular | Período | ECTS |
Cultura Digital | 1º Semestre | 3.0 |
Fotografia II | 1º Semestre | 5.0 |
Programação II | 1º Semestre | 6.0 |
Som II | 1º Semestre | 5.0 |
Vídeo II | 1º Semestre | 5.0 |
Arte e Cultura Contemporânea | 2º Semestre | 3.0 |
Laboratório II | 2º Semestre | 7.0 |
Programação III | 2º Semestre | 6.0 |
3º Ano | ||
Unidade curricular | Período | ECTS |
Animação III | 1º Semestre | 8.0 |
Laboratório III | 1º Semestre | 9.0 |
Multimédia II | 1º Semestre | 9.0 |
Pós-Produção | 1º Semestre | 8.0 |
Projecto | 2º Semestre | 20.0 |
Seminário | 2º Semestre | 2.0 |
- Iniciativas autónomas (criação de empresas, freelancer, trabalho independente)
- Gabinetes ou ateliers de design multimédia
- Empresas gráficas, de comunicação audiovisual, de publicidade ou de produção e manutenção de páginas para a web
- Produtoras de vídeo, televisão ou órgãos de comunicação social
- Produtoras de cinema de animação
- Empresas de produção de espetáculos (concertos, performances artísticas e dança)
- Empresas de produção multimédia
- Instituições culturais (museus e teatros).
Uma das seguintes provas de ingresso: (10) Geometria Descritiva; (12) História e Cultura e Artes; (18) Português. Condições Mínimas: Nota de Candidatura: 95 pontos; Provas de Ingresso: 95 pontos.
A informação disponibilizada nesta página não dispensa a consulta do Website de acesso ao ensino superior do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - http://www.dges.gov.pt/pt