Entrada > Ensino > CURSOS > licenciaturas > ESMAD > Licenciatura em Design - Ramo de Design de Comunicação

Licenciatura em Design - Ramo de Design de Comunicação

Na Licenciatura em Design os estudantes podem escolher a sua especialização: design de comunicação ou design industrial, sendo a seleção através da apresentação de um portefólio e de uma entrevista. Ao longo do curso, os estudantes são avaliados utilizando o trabalho desenvolvido como evidência de aprendizagem, não havendo testes ou exames formais. Em vez disso, existem as semanas de portfólio, onde os estudantes apresentam o trabalho desenvolvido a um júri, recebendo feedback. Para além disso, o curso convida os estudantes a exibir o seu trabalho, encoraja as apresentações orais, a comunicação de ideias e oferece as competências fundamentais para que os estudantes se possam orientar no mundo do design através de um processo de aprendizagem em que o estudo teórico é combinado com o trabalho prático em ambiente de estúdio. Ao nível do plano de estudos, as unidades curriculares são suportadas por unidades técnicas e também teóricas que, em conjunto, ajudam a garantir que os estudantes tenham a capacidade de usar software e outras ferramentas digitais/práticas, como também de contextualizar o seu trabalho. Para além das atividades letivas, realizam-se várias visitas de estudo, projetos reais e colaborativos e um conjunto de seminários e workshops. Os estudantes estão também envolvidos na criação do seu próprio evento, onde oradores convidados abordam diversos aspetos do design gráfico e/ou industrial, em torno de um tema escolhido. Por outro lado, o curso oferece oportunidades para trabalhar com parceiros internacionais, seja através do programa de Erasmus, da Porto Design Factory ou do Product Development Project, organizado pela Aalto University na Finlândia, que garantem aos estudantes vivenciar ao máximo o seu tempo na ESMAD.

 

 

Diurno
Acreditado por: 6 em
03/03/2023

Consultar relatórios em www.a3es.pt

214 Design
Número: R/A-Ef 773/2011/AL03 DE 05-05-2023
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: .
Data:
21/06/2023
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Desenho I 1º Semestre 6.0
Estudos de Design 1º Semestre 3.0
História do Design I 1º Semestre 3.0
Introdução ao Projeto de Design de Comunicação 1º Semestre 10.0
Oficina Digital para Design de Comunicação I 1º Semestre 4.0
Processos e Materiais para Design de Comunicação 1º Semestre 4.0
Arte e Cultura Contemporânea 2º Semestre 4.0
Desenho II 2º Semestre 6.0
Fotografia 2º Semestre 3.0
História do Design II 2º Semestre 3.0
Oficina Digital para Design de Comunicação II 2º Semestre 4.0
Projeto de Design de Comunicação I 2º Semestre 10.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Crítica do Design 1º Semestre 3.0
Ilustração I 1º Semestre 5.0
Oficina Digital para Design de Comunicação III 1º Semestre 4.0
Projeto de Design de Comunicação II 1º Semestre 10.0
Tipografia I 1º Semestre 4.0
Animação Gráfica (opcional) 1º Semestre 4.0
Laboratório de Design de Comunicação I (opcional) 1º Semestre 4.0
Laboratório de Design Industrial I (opcional) 1º Semestre 4.0
Laboratório de Vídeo (opcional) 1º Semestre 4.0
Ilustração II 2º Semestre 5.0
Oficina Digital para Design de Comunicação IV 2º Semestre 4.0
Projeto de Design de Comunicação III 2º Semestre 10.0
Seminários e Design 2º Semestre 3.0
Tipografia II 2º Semestre 4.0
Artes do Som e da Imagem (opcional) 2º Semestre 4.0
Introdução ao Desenvolvimento Web (opcional) 2º Semestre 4.0
Laboratório de Design de Comunicação II (opcional) 2º Semestre 4.0
Laboratório de Design Industrial II (opcional) 2º Semestre 4.0
Multimédia Interativa (opcional) 2º Semestre 4.0
3º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Design de Interação para Design de Comunicação 1º Semestre 4.0
Gestão do Design 1º Semestre 3.0
Grafismos Especializados 1º Semestre 5.0
Imagem e Publicidade 1º Semestre 5.0
Metodologias de Investigação em Design 1º Semestre 3.0
Projeto Real e Colaborativo em Design de Comunicação 1º Semestre 10.0
Projeto Final/Estágio 2º Semestre 30.0
  Ramo em Design de Comunicação: em agências de publicidade, em gabinetes de design gráfico, como ilustrador ou freelancer, em órgãos de comunicação social: jornais, revistas, televisão. Ramo em Design Industrial: integrado em empresas de setores como os do calçado, têxteis e mobiliário indústria da cerâmica, do vidro e dos plásticos indústria automóvel design de embalagem.

  Uma das seguintes provas de Ingresso: (03) Desenho; (10) Geometria Descritiva; (12) História da Cultura e Artes. Condições Mínimas: Nota de Candidatura - 95 pontos; Provas de Ingresso: 95 pontos; Pré-requisitos: GRUPO K - Aptidão Vocacional.

A informação disponibilizada nesta página não dispensa a consulta do Website de acesso ao ensino superior do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - http://www.dges.gov.pt/pt