A Licenciatura em Tecnologias para a Educação STEAM visa dar resposta à crescente necessidade de formação nos domínios da utilização de recursos tecnológicos para a valorização de abordagens educativas de caráter STEAM. Procura-se responder à necessidade de acelerar a transformação de práticas educativas incorporando novos recursos tecnológicos e novas metodologias de trabalho capacitando os jovens, futuros profissionais, para os desafios do mundo dos nossos dias e para um mercado de trabalho em permanente evolução e inovação. Este ciclo de estudos resulta de uma iniciativa da ESE - P.Porto que agrega o contributo e a parceria das seguintes Escolas do Politécnico do Porto, cada uma assumindo responsabilidades, de forma transversal a toda a proposta, em várias Unidades Curriculares nas suas áreas de competência:
ISEP - Instituto Superior de Engenharia do Porto
ISCAP - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo
ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão
ESS - Escola Superior de Saúde
ESMAD - Escola Superior de Media Artes e Design
Consultar relatórios em https://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/tecnologias-para-educacao-steam
| 1º Ano | ||
|---|---|---|
| Unidade curricular | Período | ECTS |
| Ciências Físicas e Naturais para a Educação STEAM I | 1º Semestre | 4.5 |
| Design e Comunicação digital | 1º Semestre | 6.0 |
| Introdução à Eletrónica Aplicada | 1º Semestre | 4.0 |
| Literacia Digital | 1º Semestre | 4.0 |
| Matemática nas Representações Sociais | 1º Semestre | 4.5 |
| Sociologia da Aprendizagem | 1º Semestre | 3.0 |
| Usos e Estruturas do Português em Ambientes Digitais | 1º Semestre | 4.0 |
| Conexões e Aplicações da Matemática em Educação STEAM I | 2º Semestre | 4.5 |
| Desenvolvimento e Aprendizagem na Infância e na Adolescência | 2º Semestre | 3.0 |
| Introdução à Luminotecnia e à Sonoplastia | 2º Semestre | 4.0 |
| Introdução à Programação para Microcontroladores | 2º Semestre | 4.5 |
| Laboratórios de Fabricação | 2º Semestre | 5.5 |
| Sistemas de Gestão de Conteúdos | 2º Semestre | 4.5 |
| Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade | 2º Semestre | 4.0 |
| 2º Ano | ||
| Unidade curricular | Período | ECTS |
| Brinquedos Programáveis para a Educação STEAM | 1º Semestre | 5.0 |
| Ciências Físicas e Naturais para a Educação STEAM II | 1º Semestre | 4.0 |
| Introdução às Neurociências em Espaços STEAM | 1º Semestre | 4.0 |
| Oficina das Artes | 1º Semestre | 4.0 |
| Produção e Gestão Cultural | 1º Semestre | 4.0 |
| Sensores e Atuadores para STEAM | 1º Semestre | 4.5 |
| Tecnologias para a WEB e Aplicações Móveis | 1º Semestre | 4.5 |
| Conexões e Aplicações da Matemática em Educação STEAM II | 2º Semestre | 4.5 |
| Criatividade, Empreendedorismo e Marketing I | 2º Semestre | 4.0 |
| Desenvolvimento de Aplicações Inteligentes | 2º Semestre | 5.0 |
| Oficina de Inclusão e Acessibilidade | 2º Semestre | 5.5 |
| Som e Imagem | 2º Semestre | 6.0 |
| Tecnologias para a Educação em Ciências | 2º Semestre | 5.0 |
| 3º Ano | ||
| Unidade curricular | Período | ECTS |
| Laboratório de Medias Interativos | 1º Semestre | 6.0 |
| Laboratório de Robótica | 1º Semestre | 5.0 |
| Observação e Análise de Contextos e Práticas | 1º Semestre | 4.0 |
| Criatividade, Empreendedorismo e Marketing II | 2º Semestre | 4.0 |
| Oficina de Design | 2º Semestre | 5.0 |
| Projeto STEAM | 2º Semestre | 6.0 |
| Estágio | Anual | 30.0 |
O acesso ao curso é feito através do Concurso Nacional de Acesso ou de outros regimes de acesso previstos na lei. Provas específicas de acesso: [16 Matemática e 18 Português] ou [17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais e 18 Português] ou [19 Matemática A e 18 Português]
A informação disponibilizada nesta página não dispensa a consulta do Website de acesso ao ensino superior do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - http://www.dges.gov.pt/pt
