Entrada > Ensino > CURSOS > CTeSP > ESS > CTESP - CULTURAS E MANUTENÇÃO LABORATORIAL

CTESP - CULTURAS E MANUTENÇÃO LABORATORIAL

A necessidade urgente de contribuir para a sustentabilidade global, os problemas da degradação do ambiente e da mudança climática, a gestão dos recursos naturais, a procura de soluções sustentáveis, entre outros aspetos que afetam a qualidade de vida, levaram à necessidade de uma formação de índole técnico-laboratorial na área da biologia e ciências da vida.

 

O Técnico Superior Profissional em Culturas e Manutenção Laboratorial é um profissional especializado, responsável pela manutenção e realização das tarefas dos laboratórios que integram culturas de células e organismos, que apoia o trabalho especializado e contribui para a otimização e eficiência das atividades e para o sucesso das instituições.

 

Os estudantes que concluam o CTeSP em Culturas e Manutenção Laboratorial terão a possibilidade de progressão de estudos superiores, com acesso através de concurso especial, à licenciatura de Ciências Biomédicas Laboratoriais. Assim, qualquer estudante com interesse na área laboratorial das ciências da vida e da biologia poderão neste curso técnico superior profissional adquirir competências para o exercício profissional e para prosseguir estudos superiores numa Licenciatura com uma vertente laboratorial com grande procura, a Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais.

 

Diurno
Acreditado por: 0 em
31/08/2022

Consultar relatórios em www.a3es.pt

420 Ciências da vida *
Número: .
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: .
Data:
31/08/2022
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
BIOLOGIA CELULAR E HISTOLOGIA 1º Semestre 5.5
BIOLOGIA GERAL 1º Semestre 4.5
LABORATÓRIOS DE BIOLOGIA I 1º Semestre 6.5
LABORATÓRIOS DE INVESTIGAÇÃO 1º Semestre 5.5
PRÁTICAS LABORATORIAIS I 1º Semestre 4.5
QUÍMICA 1º Semestre 4.5
BIOLOGIA HUMANA 2º Semestre 4.0
BIOQUÍMICA 2º Semestre 5.0
FISIOPATOLOGIA 2º Semestre 4.5
LABORATÓRIOS DE BIOLOGIA II 2º Semestre 6.0
LABORATÓRIOS DE CULTURAS I 2º Semestre 4.5
PRÁTICAS LABORATORIAIS II 2º Semestre 6.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
GESTÃO E QUALIDADE NO LABORATÓRIO 1º Semestre 4.0
LABORATÓRIOS DE CULTURAS II 1º Semestre 6.0
MICROBIOLOGIA APLICADA 1º Semestre 6.0
PRÁTICAS LABORATORIAIS III 1º Semestre 6.0
PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO E DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 1º Semestre 4.0
TRATAMENTO E ANÁLISE DE DADOS 1º Semestre 4.0
ESTÁGIO 2º Semestre 30.0
Laboratórios de Centros de Investigação e Desenvolvimento nas áreas das Ciências da Vida, do Ambiente e da Biotecnologia, Laboratórios das instituições de Ensino Superior e Secundário, Laboratórios do Estado, Laboratórios de empresas e indústrias de base biológica.

Nos termos do artigo 40º - F do Decreto-Lei nº 74/2006, republicado pelos Decretos-Lei nº 63/2016 de 13 de setembro e nº 65/2018 de 16 de agosto, e do artigo 13º do Regulamento dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais do Instituto Politécnico do Porto, publicado pelo Despacho nº 8633/2017 de 29 de setembro de 2017, os Coordenadores das Áreas Técnico-Científicas de Ciências Morfológicas e de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica, proponentes deste Curso,  estabelecem que estão em condições de ingressar no Curso Técnico Superior Profissional em Culturas e Manutenção Laboratorial, da Escola Superior de Saúde do Porto os candidatos que satisfaçam as condições a seguir estabelecidas: 1. Se encontrem em pelo menos uma das seguintes situações: 1.1. Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, que comprovem ter tido aproveitamento em pelo menos uma das unidades curriculares de: Matemática; Biologia e Geologia; Física e Química; 1.2. Aqueles que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas para o curso em causa, ao abrigo do disposto no Decreto-Lei nº. 64/2006, de 21 de março, na sua redação atual; 1.3. Os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior que contemple, no seu plano de estudos, a área de estudos relevante em Técnicas Laboratoriais, Biotecnologia e/ou Ciências Biológicas.