Entrada > Ensino > CURSOS > CTeSP > ESS > CTESP - CONTROLO E QUALIDADE ALIMENTAR

CTESP - CONTROLO E QUALIDADE ALIMENTAR

O sector Alimentar representa uma área comercial de grande importância, diversificada e abrangente, desde a produção à distribuição e comercialização dos produtos alimentares. Apesar da ...

O sector Alimentar representa uma área comercial de grande importância, diversificada e abrangente, desde a produção à distribuição e comercialização dos produtos alimentares. Apesar da regulamentação legal rigorosa associada ao sector existem vários fatores que intervêm na qualidade e segurança dos alimentos produzidos e comercializados, exigindo uma estrutura técnica e operacional que responda a um objetivo comum, garantir a qualidade e segurança alimentar ao consumidor final. 

O Técnico de Controlo e Qualidade Alimentar é o profissional qualificado para executar, acompanhar e supervisionar as atividades e operações ligadas à produção e controlo de qualidade dos géneros alimentícios frescos e transformados, assim como, durante a distribuição e comercialização de alimentos, de acordo com os referenciais de qualidade e segurança alimentar.

É ainda dada a possibilidade de progressão de estudos, com acesso, através de concurso especial, à licenciatura em Saúde Ambiental. Considerando as principais áreas de atuação desta licenciatura (Saúde Pública, Segurança e Saúde no Trabalho e Gestão do Ambiente e Qualidade de Vida), consideramos que haverá interesse em ingressar no CTeSP apresentado, sendo também uma forma de possibilitar a progressão de estudos para o nível de licenciado e superior.

Atividades Principais: 

Assegurar a qualidade e a segurança em processos de produção, transformação e conservação de produtos alimentares; 

Aplicar técnicas e métodos analíticos e estatísticos no controlo de qualidade dos géneros alimentícios frescos e transformados, considerando os aspetos da análise sensorial, microbiológicos, físico-químicos, nutricional e legal; 

Realizar determinações analíticas de parâmetros de controlo de qualidade nas áreas alimentares;  

Inspecionar produtos e controlar processos de fabrico ou serviços, de forma a verificar a sua conformidade com as normas de qualidade e de segurança, assim como, as disposições legais, profissionais e comerciais; 

Implementar as regras básicas de higiene e de segurança na produção, distribuição e venda alimentos; 

Verificar a aplicação das normas e disposições legais definidas na receção, produção, embalamento, acondicionamento, armazenamento, distribuição e transporte; 

Avaliar a frequência e a importância das não conformidades num sistema de gestão de qualidade alimentar; 

Conceber e implementar sistemas de controlo e de gestão da segurança alimentar; 

Implementar estratégias de melhoria, tendo como principal objetivo a qualidade dos produtos alimentares, a certificação, comercialização e marketing.  

 

Diurno
421 Biologia e bioquímica
Número: R/Cr39/2021 DE 04/06/2021
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: 7755/2021
Data:
09/08/2021
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
BIOLOGIA E QUÍMICA 1º Semestre 5.0
CONTROLO DE QUALIDADE ALIMENTAR I 1º Semestre 7.5
GESTÃO DA QUALIDADE 1º Semestre 5.0
INGLÊS TÉCNICO 1º Semestre 3.0
MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA APLICADA 1º Semestre 5.0
SALUBRIDADE DOS ALIMENTOS 1º Semestre 5.5
FERRAMENTAS EM QUALIDADE ALIMENTAR 2º Semestre 6.5
GESTÃO DE STOCKS 2º Semestre 3.5
MICROBIOLOGIA E TOXICOLOGIA ALIMENTAR 2º Semestre 7.0
PROCESSAMENTO E TECNOLOGIA ALIMENTAR 2º Semestre 7.0
PROTEÇÃO AMBIENTAL 2º Semestre 5.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
CONTROLO DE QUALIDADE ALIMENTAR II 1º Semestre 7.5
GESTÃO DE RESÍDUOS E DA SUSTENTABILIDADE 1º Semestre 3.0
MANUTENÇÃO E SEGURANÇA EQUIPAMENTOS E MÁQUINAS 1º Semestre 5.0
ROTULAGEM E EMBALAGEM 1º Semestre 3.0
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO E EMERGÊNCIA 1º Semestre 5.5
SISTEMAS DE GESTÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR 1º Semestre 6.0
ESTÁGIO 2º Semestre 30.0
Após conclusão do CTeSP, existe a possibilidade de progressão de estudos com acesso através de concurso especial à licenciatura em Saúde Ambiental.

Podem candidatar-se: - Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; - Titulares das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos da regulamentação aplicável; - Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.

Este ciclo de estudos é financiado ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência

Combined Shape

Navigation