O Curso Técnico Superior Profissional em Design e Tecnologias para Aplicações Móveis (DTAM) visa desenvolver competências técnicas no domínio das ciências informáticas, mais concretamente, no design e implementação de aplicações para ambientes móveis.
Mais do que desenvolver um produto nativo (a correr especificamente numa plataforma), Web (a correr num browser) ou híbrido, é necessário lidar hoje com questões de usabilidade, interoperabilidade, segurança, robustez, performance e obedecer a todas as métricas de design de forma a potenciar a usabilidade do utilizador com a aplicação. Para além destas características, as aplicações devem reforçar a adaptabilidade ao contexto em que se encontram de forma a enriquecer a experiência de utilização.
O Técnico Superior Profissional em Design e Tecnologias para Aplicações Móveis, possui um conjunto de competências técnicas que o habilitam a planear, analisar, desenhar e implementar aplicações para dispositivos móveis.
| 1º Ano | ||
|---|---|---|
| Unidade curricular | Período | ECTS |
| Algoritmia | 1º Semestre | 6.0 |
| Conceitos de Design | 1º Semestre | 6.0 |
| Inglês Aplicado às Tecnologias de Informação | 1º Semestre | 3.0 |
| Matemática | 1º Semestre | 3.0 |
| Plataformas Móveis | 1º Semestre | 6.0 |
| Tecnologias Web | 1º Semestre | 6.0 |
| Comportamento Organizacional | 2º Semestre | 3.0 |
| Desenvolvimento de Aplicações Móveis I | 2º Semestre | 6.0 |
| Design de Aplicações Móveis | 2º Semestre | 6.0 |
| Design de Comunicação Digital | 2º Semestre | 6.0 |
| Introdução à Álgebra Linear | 2º Semestre | 3.0 |
| Sistemas de Gestão de Bases de Dados | 2º Semestre | 6.0 |
| 2º Ano | ||
| Unidade curricular | Período | ECTS |
| Desenvolvimento de Aplicações Móveis II | 1º Semestre | 6.0 |
| Gestão de Projeto | 1º Semestre | 6.0 |
| Prototipagem em Aplicações Móveis | 1º Semestre | 3.0 |
| Realidade Virtual e Aumentada | 1º Semestre | 6.0 |
| Sensores e Serviços Web | 1º Semestre | 6.0 |
| Usabilidade e User Experience | 1º Semestre | 3.0 |
| Estágio | 2º Semestre | 30.0 |
