Entrada > Ensino > APOIO AOS ESTUDANTES

Gabinete de Integração Académica e Profissional | RuiPinheiro©

Apoio aos Estudantes

Os estudantes são o epicentro de toda a atividade P.PORTO. Consideramos crucial a criação e multiplicação de ambientes, condições e oportunidades de progresso e implementação contínua.

Estimulamos o desenvolvimento de atividades e programas que contribuam de forma decisiva para a sua realização pessoal, intelectual, científica, académica e profissional. Este é o núcleo do nosso trabalho e missão, o foco para o qual converge a totalidade das nossas Escolas. Nesse sentido, estamos sempre disponíveis para escutar e apoiar os nossos estudantes em tudo o que necessitem.

O P.PORTO garante uma rede de apoio sistemático ao estudante na sua vida académica e sócio-cultural. Não apenas nos Serviços Comuns, mas cada Unidade Orgânica dispõe de serviços específicos para dar respostas concretas às múltiplas necessidades e desafios da comunidade.

O Gabinete de Integração Académica e Profissional (GIAP) tem como objetivos facilitar a integração académica dos estudantes e promover o sucesso académico através do seu desenvolvimento pessoal e enriquecimento extracurricular. Compete-lhe também disponibilizar apoio especializado e promover iniciativas potenciadoras do desenvolvimento de carreira e da empregabilidade dos estudantes e diplomados P.PORTO.

O Gabinete de Organização Académica (GOA) é um serviço facilitador das diferentes valências da vida académica. Ajudamos a elaborar candidaturas, expedientes e outras documentações, simplificando os processos de creditação de competências ou reconhecimento das habilitações.

A Acção Social é o orgão fundamental de execução de uma política de ação social de equidade, garantindo uma rede de apoio sistemática ao estudante P.PORTO: Bolsas de Estudo, acesso a serviços de saúde e aconselhamento social, acesso a alojamento em seis residências (Porto e Vila do Conde) e alimentação em cantinas e bares.

O Fundo de Apoio e Emergência Social do Politécnico do Porto (FAES-P.PORTO) permite ao P.PORTO implementar uma ação social “complementar” da ação social do estado para apoiar estudantes que, não obstante a existência de carências económicas, não têm acesso à ação social do Estado.

Não podemos deixar de referenciar o papel crucial da Provedora do Estudante na defesa e garantia dos interesses da comunidade académica assim como das múltiplas Associações de Estudantes, que desempenham um papel capital na representação dos estudantes nos órgãos de gestão das várias Escolas do P.PORTO.