Voluntariado

O voluntariado – enquanto conjunto de ações de interesse social e comunitário realizadas de forma desinteressada - é uma das facetas da Responsabilidade Social pelo impacto positivo que causa na sociedade.

Ao Politécnico do Porto, enquanto instituição do ensino superior, cabe não só dotar os estudantes de competências formais (científicas, técnicas e artísticas) que lhes permitam entrar no mercado de trabalho cada vez mais difícil e competitivo, mas também dotá-los de competências transversais e diferenciadoras cada vez mais valorizadas pelos empregadores.

É precisamente através de PROGRAMAS de VOLUNTARIADO que o P.PORTO procura envolver os estudantes, mas também docentes, não docentes e investigadores, em causas de natureza cívica, social, intergeracional, cultural, defesa do património e do ambiente, defesa dos aninais e outras análogas e assim contribuir para a sua formação integral.

É exemplo desta premissa o PROGRAMA QUALidade desenvolvido em parceria com diferentes autarquias da região norte e que tem como objetivo o combate à solidão e ao abandono social a que estão sujeitos muitos cidadãos seniores. Durante uma semana, estudantes do Politécnico do Porto das áreas da animação cultural, educação social, saúde, informática, desporto, comunicação, hotelaria e música acompanham os(as) idosos(as) em visitas (uma espécie de férias cá dentro ) e dinamizam atividades que promovem as relações interpessoais, a participação e cidadania, a valorização da cultura e património local, a atividade física informal, o desenvolvimento socio-emocional e a recreação e lazer.

Este campo de voluntariado visa proporcionar uma semana diferente aos intervenientes, promovendo a solidariedade intergeracional ao mesmo tempo que se combate o isolamento e o abandono da população sénior mais vulnerável.