Entrada > Comunidade > CULTURA > Exposições

RitaCastro©

Exposições

As artes plásticas e as artes visuais têm uma programação ativa e regular na agenda cultural do P.PORTO.

A criteriosa coleção de Arte do Politécnico, que apresenta nomes incontornáveis da pintura contemporânea portuguesa, como Álvaro Lapa, René Bertholo, José Rodrigues, Sobral Centeno, Nikias Skapinakis, Manuel Cargaleiro ou Francisco Laranjo, prosseguiu em digressão durante o ano de 2018 com a Exposição Itinerários dos Objetos / Estética + Ciência = ART. A Bienal de Vila Nova de Cerveira e o Tribunal da Relação do Porto receberam esta exposição que, para além da referida coleção de pintura cruza o acervo das coleções do Museu do ISEP, objetos científicos e pedagógicos de valor histórico incalculável.

Também esta coleção foi objeto de uma exposição no Palácio da Bolsa. A Exposição A Didática para a Industrialização (link) foi uma ocasião especial para conhecer um breve percurso pelos instrumentos, recursos, documentos, pessoas e cadeiras lecionadas no Instituto Industrial e Comercial do Porto, percurso que não só homenageia a memória, como preserva um período seminal do ensino técnico numa cidade em pleno processo de industrialização.

No trigésimo aniversário da instituição, o Politécnico do Porto desenhou uma programação cultural e científica fervilhante, com a presença de autores e artistas nacionais e estrangeiros — como José Rufino ou Karen Lacroix — em formato de residência artística. O importante acervo de pintura contemporânea serviu de mote para uma exposição no Museu Soares dos Reis e quatro fotógrafos da instituição imprimiram e “encerraram”o seu olhar sobre a instituição na exposição Fechar o Tempo (link), apresentado no Palácio das Artes.

O extraordinário espólio de figurinos (da exclusiva responsabilidade e orientação de Manuela Bronze)  são também objeto de exposição, em parceria com a Cooperativa Árvore.

Ocupamos diferentes espaços, de diferentes cidades. Oferecemos à comunidade diferentes percursos, estéticas e itinerários.