Entrada > COMUNICAÇÃO > LUGAR COMUM > Sofia Porfírio

Sofia Porfírio

ISEP | Instituto Superior de Engenharia do Porto

Sofia Porfírio tem feito correr muita tinta. Com 21 anos é já um nome conhecido do exigente mundo do desporto motorizado. Só esta temporada conquistou o 3.º lugar no Nacional de Enduro, na classe feminina – prova que mais prazer lhe dá devido aos altos níveis de adrenalina – e ocupa o 2.º lugar no Nacional de Trial Outdoor. Em setembro último representou Portugal no Trial das Nações, que teve lugar em Baiona (Galiza, Espanha), e ficou no top 10 de equipas femininas.

Nasceu no Porto, em 1996, apesar de passar grande parte do seu tempo em Atilhó, concelho de Boticas. Foi com o pai que desenvolveu a paixão por motas, sendo ele um amador da modalidade.

"Quando o meu pai ia andar de mota para o monte na aldeia eu pedia-lhe para me levar. Mais tarde fez-me uma surpresa e deu-me uma mota, uma Honda QR 50, para lhe fazer companhia nos passeios." Já a mãe preocupa-se, essencialmente.

A competição a sério começou em 2009, numa altura em que o desporto era ainda predominantemente masculino. "Éramos poucas mulheres, felizmente as coisas estão a mudar". E Sofia faz parte dessa mudança, porque "as motas não são só para os homens".

Com os olhos postos no International 6 days of Enduro, e claro no Dakar, Sofia Porfírio é finalista do curso de Engenharia de Sistemas do ISEP. E o curso não é por acaso, afinal até consegue antever vantagens para a sua carreira desportiva. “Engenharia de Sistemas é um curso muito completo e tem tudo o que eu preciso para este desporto."