Entrada > COMUNICAÇÃO > LUGAR COMUM > Patrícia Costa

Patrícia Costa

Museu do ISEP | Instituto Superior de Engenharia do Porto

Museóloga do Instituto de Engenharia do Porto desde 1999, Patrícia Costa é licenciada em Ciências Históricas, exercendo atualmente funções de coordenação da Divisão de Documentação e Cultura do ISEP.

Sendo esta a sua área de eleição, iniciou a especialização em 1998 com uma Pós-graduação em Museologia (FLUP). Em 2007 concluiu o mestrado, na mesma faculdade, onde abordou o tema dos museus no ensino industrial durante o séc. XIX. Em 2013 concluiu o doutoramento em Geologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. No mesmo ano, passou a investigadora integrada no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Em 2014 foi nomeada professora afiliada do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

"O projeto do Museu do ISEP tem por base as vivências da escola ao longo dos seus 165 anos de existência, inspirando-se na coleção de instrumentos científicos e explorando a relação entre a escola e os seus estudantes."

O Museu do ISEP, criado em 1999, nasceu de uma vontade antiga de reunir e expor uma preciosa coleção de instrumentos científico-didáticos, assim como uma biblioteca, com mais de dois mil títulos, que demonstram a evolução científica e técnica no ensino experimental desde a criação da Escola Industrial, em 1852.