Cybers SeC IP

DESIGNAÇÃO DO PROJETO
Cybers SeC IP - Reforço de competências científicas e potencial de inovação em cibersegurança

CÓDIGO DO PROJETO

NORTE-01-0145-FEDER-000044

TIPOLOGIA DA INTERVENÇÃO
Investigação científica e tecnológica

OBJETIVO PRINCIPAL
Reforço das infraestruturas de investigação e inovação (I&I) e das capacidades destinadas a desenvolver a excelência em matéria de I&I, bem como promoção de centros de competência, em particular os de interesse europeu

REGIÃO DE INTERVENÇÃO
Norte

BENEFICIÁRIO COORDENADOR
Instituto Politécnico do Porto (IPP)

COBENEFICIÁRIOS
Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP)
Instituto Politécnico de Bragança (IPB)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA)

Data de aprovação
8 de outubro 2020

Data de início
1 de outubro 2020

Data de conclusão
30 de setembro 2023

Investimento total elegível
1.154.675,86 €

Apoio financeiro da União Europeia através do FEDER
981.474,49 €

Objetivos, atividades e resultados esperados
A evolução contínua dos sistemas digitais está a transformar irrevogavelmente a maneira como as organizações operam e interagem, uma transformação que deve ser acelerada. A fim de realizar plenamente os benefícios que esta sociedade digital emergente deve trazer, somos obrigados a compreender e abordar os riscos que estão em jogo - as mesmas tecnologias que prometem facilitar as operações também trazem desafios significativos. Mitigar riscos e ao mesmo tempo promover os benefícios requer sistemas digitais confiáveis e seguros, um desafio que só pode ser enfrentado com um forte ecossistema de investigação, desenvolvimento e inovação.

Na verdade, cada vez mais indivíduos e organizações interagem usando computadores (sob qualquer forma, desde os servidores na nuvem aos smartphones nos nossos bolsos), com níveis crescentes de confiança: espera-se que autenticação, confidencialidade, privacidade, credibilidade, e precisão sejam garantidos pelos sistemas digitais. Ao mesmo tempo, os sistemas digitais tornaram-se excessivamente complexos. Os sistemas digitais são altamente distribuídos e heterogéneos, com muitos subsistemas e conexões. Além disso, cada vez mais o uso de sistemas digitais implica não só a tecnologia, mas também regulamentações, implicações legais e fatores humanos. E o número de desafios só aumenta com o aumento da utilização: os dispositivos conectados aumentam exponencialmente na Internet das Coisas (IoT), os aplicativos de Big Data coletam, armazenam e processam cada vez mais dados privados, as explorações são generalizadas, os ataques estão a aumentar e as violações de segurança publicamente (e privadamente) a prejudicar empresas e indivíduos. A proteção contra essas ameaças requer lidar com desafios em vários níveis, com a investigação a desempenhar um papel importante em várias dimensões.

O principal objetivo deste projeto é, portanto, fortalecer ainda mais as competências científicas e o potencial de inovação da região Norte, para enfrentar o desafio da cibersegurança, através do investimento em um pequeno conjunto de tecnologias facilitadoras e de conhecimento, em um programa coerente organizado em duas linhas de investigação:

  • Uma relacionada com o design e proteção de sistemas digitais seguros;
  • E um segundo centrado na segurança e privacidade de dados.


Combined Shape

Navigation