Entrada > Investigação > CENTROS DE INVESTIGAÇÃO

Laboratórios de Química do Instituto Superior de Engenharia do Porto | RuiPinheiro©

Centros de Investigação

O P.PORTO dispõe de 24 centros e grupos de investigação distribuídos pelas suas oito Escolas, os quais promovem atividades de investigação científica e de transferência de conhecimento e tecnologia, participando em inúmeros projetos de I&D nacionais e internacionais, com um assinalável reconhecimento, seja nos indicadores qualitativos da publicação científica, seja no impacto das atividades realizadas.

São unidades que primam pela competitividade e excelência, que se articulam na rede científica nacional e internacional. Os projetos em curso, internacionais e nacionais, revelam um forte envolvimento com empresas, organizações e com a sociedade em geral.

Sublinhamos quatro Unidades de I&D autónomas reconhecidas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT): CIDEM, CIETI, CISTER e GECAD, e outras seis que se candidataram no processo atualmente em curso: CIICESI, CEOS, CIR, CISA, GILT e ISRC.

Em rede, participam vários grupos em Laboratórios Associados: GRAQ no REQUIMTE e LSA no INESC-TEC, do qual o P.PORTO detém uma participação de 10%, e em outras unidades de investigação, com polo ou grupo no P.PORTO: BIOMARK que integra o CEB, CEI que integra polo do IELT, CIPEM que integra o INET-md, e os polos IPP do CESEM, da UNIAG e do CiTUR.

Apresentamos estes centros e grupos, por áreas de intervenção, sendo de realçar que vários desses centros intervêm de forma multidisciplinar cruzando áreas.