Entrada > Internacional > APOIO À INTERNACIONALIZAÇÃO

Escola Superior de Tecnologia e Gestão | RuiPinheiro©

Apoio à Internacionalização

A estrutura de apoio à internacionalização do P.PORTO inclui, além de um Gabinete de Relações Internacionais em cada uma das oito Escolas, o Gabinete de Cooperação e Relações Internacionais (GCRI) que funciona nos Serviços da Presidência. Todas as dúvidas podem ser esclarecidas por email () ou presencialmente, de acordo com o seguinte horário: terça e quinta-feira, entre as 14h3o e as 16h30, e quarta-feira das 10h às 12h.
 

Requisitos de acesso

As condições gerais de acesso ao ensino superior constam da descrição do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizada pelo NARIC. A oferta formativa do P.PORTO compreende licenciaturas (1.º ciclo), mestrados (2.º ciclo), cursos de especialização tecnológica (CET) e cursos de pós-graduação.

As candidaturas para ingresso nos ciclos de estudos de licenciatura dos estudantes que ingressam pela primeira vez no ensino superior são apresentadas no site da Direção-Geral do Ensino Superior, através do Concurso Nacional de Acesso ou dos Regimes Especiais, organizados pela DGES. Excetuam-se as candidaturas para ingresso nas licenciaturas em música e em teatro da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, que são apresentadas em Candidaturas, através do Concurso Local organizado pelo P.PORTO.

As candidaturas para ingresso nos ciclos de estudos de licenciatura dos estudantes que em ano anterior tiveram matrícula e inscrição no ensino superior, nacional ou estrangeiro, podem ser apresentadas através de: Concurso Nacional de Acesso; Regimes Especiais; Concurso Local; Concursos Especiais (titulares de provas para maiores de 23 anos; titulares de cursos superiores e titulares de diploma de especialização tecnológica); ou Regimes de Mudança de Curso, Transferência e Reingresso. As candidaturas através dos Concursos Especiais e dos Regimes de Mudança de Curso, Transferência e Reingresso, são apresentadas em Candidaturas.

A apresentação de candidatura depende dos casos. Candidaturas aos cursos de licenciatura em música e em teatro da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, independentemente do concurso, é sujeita a aprovação prévia em provas especificas de acesso. No caso de cursos que exijam pré-requisitos é sujeita à satisfação dos mesmos, independentemente do concurso. Por fim, no caso dos cursos para maiores de 23 anos, a candidatura é realizada através dos Concursos Especiais e sujeita a aprovação prévia nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior.

As inscrições nas provas específicas de acesso aos cursos de licenciatura em música e em teatro da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos e nos pré-requisitos, são efetuadas em Candidaturas. As candidaturas para ingresso nos ciclos de estudos de mestrado, nos CET e nos cursos de pós-graduação são apresentadas à Escola que leciona o respetivo curso — informações sobre a oferta formativa e concursos de acesso podem ser obtidas no sítio de cada Escola.


Creditação das aprendizagens prévias

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, o P.PORTO credita nos seus ciclos de estudos: a) a formação realizada no âmbito de outros ciclos de estudos superiores em estabelecimentos de ensino superior nacionais ou estrangeiros, quer a obtida no quadro da organização decorrente do Processo de Bolonha, quer a obtida anteriormente; b) a formação realizada no âmbito dos cursos de especialização tecnológica nos termos fixados pelo respetivo diploma; c) o P.PORTO reconhece ainda, através da atribuição de créditos, a experiência profissional e a formação pós-secundária. Mais informações no Regulamento de Reconhecimento e Creditação/Certificação de Competências (Despacho IPP/P-050/2012)


Inscrições e matrículas

A matrícula/inscrição nos cursos do P.PORTO é efetuada anualmente na secretaria online/portal das Escolas, ou presencialmente nos serviços da área académica da Escola, de acordo com os regulamentos e calendários em vigor. Em relação às propinas, pode ser consultada a Deliberação IPP/CG-16/2014 relativa à fixação do valor das propinas dos estudantes internacionais.


Orientação académica 

Os interessados podem obter informações sobre a oferta formativa e concursos de acesso junto do Gabinete de Organização Académica (GOA) do P.PORTO e nos serviços da área académica da Escola, além de informações relativas aos serviços prestados em várias áreas de intervenção pela Acção Social do P.PORTO.


Custo de vida

O custo mensal de vida para um estudante, no Porto, pode ser estimado, a título meramente indicativo nos seguintes valores: alojamento entre 200 e 400€; alimentação entre 150 e 250€. Em Portugal há várias cadeias de supermercados, todos elas vendem produtos de marca própria (marca branca) de qualidade que habitualmente são bastante económicos.


Alojamento

O P.PORTO presta assistência aos estudantes internacionais na procura de alojamento. Os estudantes podem ser alojados nas residências de estudantes, dependendo da disponibilidade anual. O P.PORTO dispõe de seis residências universitárias, localizadas no Porto e em Vila do Conde. Existem, porém, outras formas de alojamento alternativas disponíveis por toda a cidade, a preços bastante acessíveis. Os estudantes poderão optar por escolher um quarto numa casa de família ou por alugar um apartamento com outros colegas. Os Gabinetes de Relações Internacionais das Escolas também estão envolvidos no processo de alojamento, podendo ajudar os estudantes a encontrar alojamento privado nas proximidades.


Língua

O P.PORTO disponibiliza cursos de língua portuguesa, a quinta mais falada do mundo, para estudantes internacionais e para estudantes de intercâmbio.