Entrada > Inovação > PARTICIPADAS

Campus 2 | JoãoLago©

Participadas

São várias as estratégias que promovemos para dinamizar uma relação sustentada com o tecido sócio-empresarial.

A nossa prioridade é privilegiar uma estratégia extra-campus em compromisso com o progresso cultural, social e económico da sociedade, através da realização de atividades de investigação e desenvolvimento, prestação de serviços à comunidade, apoio à inovação, networking com empresas, entre outros.

Uma das formas em que concretizamos essa interação com a sociedade assume, à imagem do que acontece nas universidades de topo da Europa e dos EUA, a forma de participações acionistas e de capital. Este conjunto de entidades participadas podem ser associações privadas sem fins lucrativos, sociedades anónimas, sociedades comerciais por quotas, cooperativas de serviços de interesse público de responsabilidade limitada ou ainda fundações.

O espectro de ação destas participadas prende-se essencialmente com o desenvolvimento de projetos I&D, formação especializada, transação de produtos e serviços, incubação de empresas, empreendedorismo, produção e transação de produtos e serviços.

A participação do P.PORTO em diferentes organizações relacionadas com a sua Missão, tem como objetivo potenciar a captação de novos estudantes, aumentar as oportunidades formativas e a especialização do P.PORTO e facilitar a integração e empregabilidade em todas as suas vertentes.

PROMONET

Associação Promotora de Novas Empresas e Tecnologias
T. 225 322 000 | net@net-sa.pt

A Associação Promotora de Novas Empresas e Tecnologias [PROMONET] tem por objeto fomentar a criação de empresas de base tecnológica e promover a inovação empresarial e a transferência de tecnologia, contribuindo para a modernização das empresas através da melhoria da sua gestão e progresso tecnológico.
- [12,45% do Fundo Social]



FORESP

Associação para a Formação e Especialização Tecnológica
T. 256 425 664 | escolatecno@foresp.pt

A Escola Tecnológica Vale de Cambra [FORESP] foi criada para colmatar a carência de quadros intermédios e pessoal especializado sentida pelas indústrias Metalomecânica e Metalúrgica, na sua área geográfica de influência e para a diversificação da oferta escolar criando simultaneamente uma maior articulação com o ensino técnico-profissional existente (a montante) e com o ensino politécnico (a jusante).

- [6,12% do Fundo Social]


INESC PORTO

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência
T. 228 340 500 | info@inesctec.pt

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência [INESC TEC] é uma instituição privada, sem fins lucrativos que se centra em atividades de investigação científica, desenvolvimento tecnológico, transferência de tecnologia, consultoria e for- mação avançada, bem como pré-incubação de novas empresas de base tecnológica. Em 2019 verificou-se um aumento do capital associativo, com a entrada de dois novos associados (Universidade do Minho e Universidade de TrásosMontes e Alto Douro), reduzindo-se, em consequência, a participação do P.PORTO para 8,82%. Considerando que o aumento de capital ainda não se encontra totalmente realizado, a participação efetiva do P.PORTO em 31 de dezembro é de 9%.

- [9% do Fundo Social]



INOVAGAIA

T. 227 334 140/1 | inova@inovagaia.pt

O Centro de Incubação de Base Tecnológica de Vila Nova de Gaia [Associação iNOVA.Gaia] tem como missão o acolhimento de projetos de investigação e desenvolvimento, designadamente aqueles que sejam criadores de conhecimento, de valências de ensino tecnológico e de nível académico médio e superior, bem como a criação de novas empresas de base tecnológica que fomentem e propaguem a inovação no seio da atividade económica por aplicação desses conhecimentos avançados.

- [0,85% do Fundo Social]



CESAE

Centro de Serviços e Apoio às Empresas
T. 226 195 200 | Porto@mail.cesae.pt

O Centro de Serviços e Apoio às Empresas [CESAE] tem como objetivo estratégico do seu plano de formação o reforço das competências na utilização das TIC. O reforço das parcerias tecnológicas em conjugação de esforços com a evolução tecnológica dos seus colaboradores é condição essencial para a materialização do plano de formação. O P.PORTO é sócio fundador do CESAE.

- [0,29% do Fundo Social]



NORTEXCEL

Centro de Excelência em Tecnologias Médicas
E. 

O Centro de Excelência em Tecnologias Médicas [Nortexcel] tem por objeto a atividade de serviços de investigação e desenvolvimento, transferência de tecnologia, formação e realização de estudos em áreas de desenvolvimento empresarial em diversos vetores emergentes da área da saúde e dos dispositivos médicos.

- [31,25% do Fundo Social]



IET

Instituto Empresarial do Tâmega
E. 

O Instituto Empresarial do Tâmega [iet] apoia a investigação aplicada nas áreas da economia e da gestão; o desenvolvimento ações de formação profissional; a desenvolver atividades de promoção do desenvolvimento económico e social da Região; a preparar e monitorar cursos e seminários; a captação de jovens empresários; a criação de incubadoras de empresas de base tecnológica.

- [0,11% do Fundo Social]



APCT-P

Associação do Parque de Ciência e Tecnologia do Porto
T. 229 431 690 | geral@portuspark.org

A Associação do Parque de Ciência e Tecnologia do Porto [APCTP] hoje conhecida por PortusPark - Rede de Parques de Ciência e Tecnologia e Incubadoras, é uma organização de capitais privados e públicos, sem fins lucrativos, com estatuto de Instituição de Utilidade Pública, com mais de 20 anos de existência, resultante do congregar de vontades de um conjunto relevante de entidades de apoio à competitividade e inovação, que levaram à sua constituição a 29 de abril de 1991.

- [2,94 % do Fundo Social]



APCS

A plataforma para a Construção Sustentável [APCS] é uma associação técnico-científica sem fins lucrativos e assume-se como uma plataforma de conhecimento e inovação, envolvendo em rede instituições de I&D, autarquias, associações empresariais e a importante comunidade empresarial da fileira do Habitat, na afirmação de uma especialização em Construção Sustentável.

- [0,31% do Fundo Social]



ACPMR

Associação Cluster Portugal Mineral Resources

A Associação Portugal Mineral Resources Cluster [ACPMR] tem por missão promover o conhecimento e a valorização económica sustentável dos recursos minerais, dinamizando a capacidade exportadora e o valor acrescentado do sector, quer através do aprofundamento do conhecimento do potencial económico dos recursos, quer da promoção da I&DT+I, da melhoria das  condições de  investimento produtivo e  de acesso a mercados, e ainda, através do aumento das competências (técnicas, tecnológicas e de gestão) e do estímulo da cooperação interempresarial e interinstitucional.

- [2,86% do Capital Social]



ENERGAIA

Agência De Energia do Sul da Área Metropolitana do Porto
T. 223 747 250 | energaia@energaia.pt

A Agência de Energia do Sul da Área Metropolitana do Porto [Energaia] é um centro de competências e conhecimento para a Energia Sustentável e a Transição Energética, sendo responsável pela conceção, implementação e monitorização dos Planos de Ação para a Energia Sustentável e o Clima, no seu território de intervenção. Estende estas competências de forma transversal e integrada a áreas de conhecimento conexas às suas áreas de competência core.

- [1,67% do Fundo Social]



I3S

Instituto de Investigação e Inovação em Saúde
T. 226 074 900

O consórcio i3S [I3S], liderado pela UPorto, reúne pesquisadores de várias instituições incluindo o P.PORTO, consolidando uma ampla colaboração entre todas as instituições que se estendem por muitos anos. A visão do i3S é tornar-se um importante participante europeu nas ciências e tecnologias da saúde, ganhando massa crítica, favorecendo o surgimento de novas áreas científicas, promovendo programas integrados de doutorado, incentivando uma interação mais forte com hospitais e empresas e promovendo um ambiente empresarial e iniciativas de divulgação. O consórcio foi formalmente constituído em 2019.

- [3,23 % de participação]



VORTEX-COLAB

Instituto de Investigação e Inovação em Saúde
T. 210 331 600vortex@vortex-colab.com

A VORTEX [VORTEX-Colab] nasceu da colisão entre indústria e academia formando um único movimento com o propósito de aceleração tecnológica. Oficialmente criada em fevereiro de 2019 na forma de uma associação sem fins lucrativos, a VORTEX combina o profundo conhecimento técnico de cinco instituições - os membros fundadores - em Engenharia de Software, Sistemas Distribuídos, Criptografia, Segurança da Informação, Tempo Real e Computação Incorporada Sistemas com sólidas metodologias de inovação e aceleração.

- [15,0% do Fundo Social]



ADEPORTO

Agência de Energia do Porto
T. 222 012 893

A Agência de Energia do Porto [AdEPorto] tem como missão a promoção da inovação, do exercício de boas práticas e de exemplos a seguir por parte dos responsáveis pela gestão municipal e, em geral, junto de todos os agentes do mercado e dos cidadãos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável através da utilização inteligente da energia e do seu interface com o ambiente. 

- [0,50% do Fundo Social]